quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

# Viagem: Cusco

Como chegamos a noite ontem e começamos a procura por hotel. Existem muitos na região central da praça, o único inconveniente por aqui é cochera (garagem), a maioria dos hóteis não possui. E as duas cocheras próximas dali estavam lotadas. Seguimos a recomendação de um pessoal muito especial que conhecemos em Puerto Maldonado e procuramos pelo hotel Awki's Dream, localizado a três quadras da praça de armas e com garagem própria. Porém, não incluso no valor da diária. O atendimento é muito bom, custo benefício bom. veja: http://www.awkisdreamhotel.com
Conhecemos no café da manhã dois brasileiros de Santa Maria, do motogrupo Gaudérios do Asfalto. Gente fina pra caramba.
Passamos o dia desbravando a cidade, gostamos muito do mercado público, muito limpo, organizado e com preços justos.

A comida aqui em Cusco é muito boa e o atendimento de modo geral muito bom. A noite, não deixe de levar um agasalho, a temperatura cai um pouco, mas nada demais.

Nos chamou a atenção também a quantidade de peruanas no entorno da praça, a todo o momento te oferecendo alguma mercadoria. Principalmente prata. 
As mulheres aqui no Peru são muitos mais vistas que em qualquer outro lugar por onde já tenhamos passado. Elas plantam, colhem, cuidam dos filhos, da casa, do marido e ainda vendem suas produções. Ao perguntar onde estavam os peruanos, fui informada que se a mulher se empregar receberá muito menos que o homem, então eles estão no mercado formal a fim de receber mais e elas fazem todo o resto e ainda garantem uma renda extra para a família.
Tudo o que vimos no mercado público  é produção local, é a oportunidade que os povoados ao entorno tem de vender o que produzem.
Gostamos muito de Cusco, porém, amanhã vamos a Ollantaytambo, resolvemos ir de moto pelo Vale Sagrado ao invés de contratar um pacote para sair de Cusco a Machu Picchu.

Um pouco de Cusco:

Arquitetura.



Praça de armas.





Aqui, as mulheres são fortes.




Mercado público.


Mercado público.

Mercado público.

Mercado público.

Mercado público.

Mercado público.

Mercado público.



Aqui comi o melhor alfajor da minha vida.





A simpática Natália, nos venceu no cansaço.





Vestimenta típica.





Me encantei por estas bonequinhas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário