segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

# Viagem: Porto Velho, RO a Rio Branco, AC

Rodamos 490 KM de Porto Velho/Rondônia a Rio Branco/Acre.
Sobre Porto Velho (capital do estado de Rondônia): Situa-se na margem à leste do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil, na área abrangida pela Amazônia Ocidental no Planalto Sul-Amazônico.
Fundada em 4 de julho de 1907 durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (coordenada pelo magnata norte-americano Percival Farquhar da empresa americana Madeira Mamoré Railway Company), se destaca por ser a capital brasileira com maior área territorial (mais de 34 mil km²), mais extenso que países como Bélgica e Israel. É a única capital estadual brasileira que faz fronteira com outro país, a Bolívia.
Neste trecho as estradas não estão em boas condições de tráfego. Buracos e muitos reparos mal feitos tornam o pavimento muito irregular, portanto recomendamos cautela, suspensão regulada para solavancos (mais para dura). Não recomendamos o modo ´macio´. Considero que estava com garupa, dois bauletos e top case, ou seja, estava pesado.
Vale ressaltar o tráfego intenso de caminhões, ainda mais, aqueles em péssimo estado de conservação que carregam toras de madeira. A dica é: Manter – muita – distância e só se aproximar na certeza da ultrapassagem.






Ao meio do trajeto notamos que o movimento de veículos diminuiu e em alguns momentos viajamos sózinhos na estrada. Não nos sentimos inseguros, apenas em um instante, um susto.  Uma árvore atravessada na estrada nos chamou à precaução.
Paramos, estudamos a situação – de longe – mantendo distância segura pois poderia ser um assalto. Esperamos até um carro passar entre a copa caída da árvore e o mato próximo ao acostamento.
Então, só nos aproximamos quando tivemos a informação que dava pra passar. E, era só ´uma árvore no meio do caminho´. De qualquer forma, passamos e ´abrimos o gás´ .




Algumas áreas de desmatamento ao longo da rodovia nos chamos a atenção. Um amigo nos explicou que são áreas de manejo florestal e replantio.



 Mas, pilotar na Floresta Amazônica, ao lado da ´lendária´ Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ás margens do Rio Madeira e indo na direção do Amazonas é ALUCINANTE.


A infra-estrutura no trecho é boa. Há postos de combustíveis, lanchonetes e hotéis.


Banheiros limpos para Princesas...


E para "sapos"...


E, como sempre, outra vez encontramos os "Anjos do Asfalto".
Chamamos assim as pessoas do bem, que sempre com suas boas energias nos procuram para fazerem amizades e se colocarem a disposição para ajudar se houver necessidade.

 Obrigada a todos pelas palavras de incentivo, amizade e hospitalidade.
Amigos que se faz na estrada, são eternos.


Pegamos a barca em Arabunã para atravessar o Madeira, pagamos R$ 4,00 e sem problemas com horários. A travessia dura uns 15 minutos.



Um breve trecho (mais ou menos 100 km) pelo Estado do Amazonas com rodovias ruins, muito ruins.



Gostamos muito de Rio Branco (Capital do Acre). A dica que deixamos, caso resolva passar por aqui é não esquecer de repelente, será muito útil em sua caminhada pela cidade, principalmente na beira do rio.




Trajeto de hoje:




Nos hospedamos no hotel Loureiro, preço bom R$ 160,00 com café da manhã e wifi. Localizado bem no centro.  http://www.hotelloureiro.com.br/


Desejamos a todos, boas estradas!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário