quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

# Viagem: Puerto Maldonado - Cusco, PE.

Recomendamos que para fazer este trajeto saia cedinho de manhã, embora a quilometragem não seja longa, você vai parar muito para fotografar, filmar e admirar as belezas da estrada. Sem falar é claro nas curvas, que a partir de  agora substituem as retas intermináveis que nos acompanharam até aqui.
Atentamos também para a importância de levar algo para comer como barrinhas de cereal ou algum biscoito para enganar a fome. Aqui no Peru, diferentemente dos outros países por onde passamos, os postos de gasolina não tem lojas de conveniência, então, você fica sujeito a ter que parar nas vilas por onde passa no caminho para encontrar algo para comer, beber e te digo, nem sempre dá coragem, pois não tem  muitas opções de produtos industrializados.
A estrada de Puerto Maldonado a Cusco é muito boa. Fique atento aos quebra molas, geralmente nas entradas e saídas dos vilarejos e aos cachorros que atravessam a pista "do nada". Normalmente ele ficam pastoriando os rebanhos ao longo da estrada.
Como dito anteriormente, prepare-se para ficar boquiaberta(o), com tamanha beleza desse percurso. Paisagens e cachoeiras de tirarem o fôlego. Mudança de temperatura. Pegamos sol e calor, chuva, frio e gelo na pista, tudo no mesmo dia. Nada que uma boa blusa solo colocada bem a mão na bagagem e uma parada para vesti-la não resolva. Luvas isothérmicas também foram indispensáveis.
E por falar em água, esta é abundante por aqui, tanto, que em determinados pontos da pista a água passa por cima da pista, é bom ficar atento, não é nada profundo, mas é bom dar uma reduzida na velocidade.



Parador da família Mendes.



Confesso que fiquei um tanto quanto chocada com a paisagem que me deparei em determinado trecho da estrada, um grande acampamento feito em sua grande maioria de lonas, muita pobreza.








Água na pista.

Parada para esticar as pernas e fotografar.

Matar a cede.


Mais água na pista.

Silvana e Ademir.

Fomos muito agraciados hoje de manhã, quando em determinado ponto da estrada encontramos subindo para o Acre nossos amigos Silvana e Ademir, que voltavam de Machu Picchu.




Tendas ao longo da estrada.







Água na pista.








Parada para colocar a roupa de frio.






























Não tive escolha, a fome apertou. Essa foi uma das melhores sopas que tomei até hoje.



Acabamos chegando a noite em Cusco, não saímos muito cedo de Puerto Maldonado e paramos bastante, andamos devagar para curtir a estrada. Arriscado, porém, valeu a pena.
Gostaria de salientar a importância em sair mais cedo de Puerto Maldonado, pois o caminho até aqui é muito bonito e tem bastante curvas. Aproveito também para dizer que os postos de gasolina no Perú não tem loja de conveniência, é só o combustível e no máximo um banheiro. Por isso tenha na sua bagagem biscoitos, barra de cereal... nos povoados você encontra algumas vendas onde uma coca cola, água ou um pacote de biscoito vão quebrar o galho.
Amanhã é conhecer a cidade e pegar informações sobre como chegar a Machu Picchu.


Trajeto de hoje:
430 Km rodados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário