segunda-feira, 16 de julho de 2012

#Dicas: Motos e Mulheres, escolhendo a primeira moto.


Olá mulheres iniciantes no mundo motociclístico, mais precisamente na pilotagem de motos, assim como eu. Tirei minha carteira faz pouco tempo e depois de aprovada comecei a procura por motos, decidir o modelo mais adequado não é fácil. Minha experiência nesse fantástico mundo até o momento é na garupa, então sem parâmetros pessoais, fiquei um tanto confusa. 
Por sorte tenho um piloto experiente e paciente ao meu lado, pois é muito difícil saber por onde começar. Sem falar na falta de informações ou de discussões em fóruns sobre o assunto, o que torna a escolha ainda mais difícil.
O principal na minha opinião, para quem está iniciando e bater o olho na moto, sentar e sentir que você pode dominá-la. 
Fiquei tentada pela XRE 300 da Honda, mas me faltou perna, mesmo rebaixando ela ao máximo e olha que não me considero baixinha, tenho 1,70 cm. Mas, definitivamente segurar uma moto dessas na ponta do pé, me deixou muito insegura para começar. Uma pena.
Desde o início descartei a possibilidade de comprar qualquer moto da linha scooter, acho que elas são feitas apenas para curtas distâncias, não ficaria segura  pegando trânsito mais intenso a bordo de uma delas.
Pensei bastante na CB 300R da Honda, é mais o meu estilo e fico com os dois pés totalmente apoiados no chão ao sentar nela. O que me dá maior confiabilidade, pelo menos para iniciar. Devido ao fato de não ter a cor preta em 2012, descartei a possibilidade.
Custom também não é a minha praia.
Estou agora entre uma Ninja 250c ou uma Next 250C da Dafra.
Enquanto ainda me decido, vejamos abaixo esse texto que encontrei na internet e que pode ajudar você a escolher sua primeira moto.
A escolha é muito pessoal, mas é sempre bom ter um comparativo, uma ideia de por onde começar.
Para as montadoras eu diria que motos para mulheres não precisam ser cor de rosa ou com florzinhas, para mim, mais importante seria uma regulagem um pouco mais flexível na altura por exemplo, isso nos ajudaria bastante.
Edna - Confraria dos lobos.


Para dar inicio vou dar algumas dicas sobre as motos para mulheres iniciantes. É comum ter a duvida sobre qual será a primeira Moto ou se teremos ou não capacidade para pilotar determinada moto, a questão é que podemos pilotar a maioria das motos que existem no mercado, as cilindradas normalmente não interferem na escolha, mas o tamanho da moto pode atrapalhar a pilotagem dependendo da sua estatura.


A minha primeira moto foi uma Honda Twister, mesmo sendo a minha primeira moto resolvi não seguir os conselhos dos amigos que falavam pra eu comprar uma Biz, eu já queria ter algo com um pouco mais de potência, e a moto foi ótima e me ajudou a ter experiência para futuramente fazer viagens de Falcon (pilotando, claro!).
Se você já é habilitada e ainda não tem segurança para pilotar é bom começar com uma moto relativamente pequena, como a Honda Biz por exemplo. É uma CUB, tem 125 cilindradas, econômica e de boa revenda, as mulheres costumam gostar muito desse modelo, inclusive a Honda lançou recentemente a Biz na cor rosa, pra quem gosta de algo bem feminino pode ser uma boa escolha (Urgh!). Essa moto tem cambio manual de 4 marchas com embreagem automática, se for escolher essa moto, procure comprar a que tem partida elétrica, pois a partida a pedal pode atrapalhar muito e a diferença de preço não é tão grande.
Ainda na categoria de motos de baixa cilindrada temos a Honda Lead que é a moto que eu possuo atualmente, ela é uma Scooter. A Motoneta tem o cambio CVT totalmente automático, só é preciso acelerar e frear, o resto a moto faz. Você não precisa trocar marchas, uma maravilha pra quem quer agilidade e praticidade! Possui um bom espaço interno que permite guardar muitas coisas, e ainda um porta-luvas para guardar um eventual estojo de maquiagem, ou quem sabe um pente para dar uma arrumadinha no visual depois de tirar o Capacete. :-)
Se você já quer algo com mais cara de “moto”, existem muitas opções de motos de 125cc e 150cc, uma que eu gosto bastante é a YBR Factor ED da Yamaha, ela tem um design lindo, econômica e de baixa manutenção, a moto não possui Injeção Eletrônica, mas isso não chega a desabonar a moto. Eu recomendo que nesse tipo de moto você coloque um Bauleto, afinal mulher sempre tem alguma coisa pra carregar e é bom estar livre pra pilotar com mais segurança, hoje existem bauletos da cor da moto, isso da um charme todo especial.
Se você sente segurança pode tranquilamente comprar uma moto de 250cc ou 300cc, ou ainda maior! Existe no mercado modelos Street como a Fazer 250cc da Yamaha e a CB300 da Honda, ambas com injeção eletrônica. Garanto que com uma dessas motos você já vai se destacar mais no trânsito, mesmo com as vendas para o mercado feminino crescendo a cada dia ainda não é comum ver mulheres com motos acima de 150cc nas ruas.
Se você tem um estilo um pouco mais agressivo, se gosta de muita agilidade no transito, como passar por lombadas sem levar um susto, ou se no seu caminho existem estradas com muitos buracos, então uma moto no estilo Off Road pode te agradar mais. Uma moto neste estilo é a XRE 300 da Honda, que veio substituir a Tornado 250. Ela tem o mesmo motor da CB300. Outra moto que eu gosto muito é a Falcon, uma ótima moto para viagens, com uma manutenção acessível, aceita bem bauletos e alforjes para longas viagens, uma ótima moto mas que saiu de linha em 2008 e até o momento não possui substituta.
Nessa categoria Off Road, a altura e peso da moto deve começar a ser levada em consideração, pois as motos são mais altas e exigem mais força nas pernas. Por isso antes de comprar a moto faça um test-drive pra ver se a moto está de acordo com seu tipo físico.
As motos custom têm uma boa aceitação entre o publico feminino, pois geralmente são bem baixas, facilitando a pilotagem. Elas podem ser customizadas de acordo com o gosto da piloto, e eu sempre digo que custom não é só a moto e sim o estilo da condutora. Tenho uma amiga que tinha uma Virago 250cc, e que perdia pelo menos meia hora para vestir a roupa de couro e o colete com um monte de bottons e penduricalhos. Ela chamava atenção por onde passava! Porém, esse estilo de moto pode não ser muito favorável para o dia-a-dia, pois ela não tem a mesma agilidade no trânsito que tem uma moto Street.
Então meninas, levem em consideração seu gosto pessoal, seu preparo físico, a sua experiência e as condições do transito da sua cidade antes de comprar sua primeira moto. 

Fonte: Escrito por Luana - http://www.motosblog.com.br/2917/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário