quinta-feira, 10 de abril de 2014

#Dicas: Cuidado ao usar farol diurno de LED ao pilotar motos.

Creio que todos já devem ter reparado que muitas das motos novas estão vindo equipadas com faróis diurnos de led...

Todos sabem que a lâmpada de led é muito mais durável do que uma lâmpada incandescente e ainda possui a vantagem de consumir muito menos energia em seu funcionamento. Isso ocasiona um menor desgaste para o sistema elétrico da moto, fazendo com que este sistema funcione com maior folga.

 Há alguns anos atrás, esse tipo de tecnologia era utilizado em motocicletas e os fabricantes disponibilizavam, em seus produtos, por questão de segurança, que os faróis baixos ficassem sempre ligados após a partida do motor, procurando manter mais visível, no trânsito, o motociclista.

Com as vantagens do led, novos faróis foram projetados e o piloto passou a contar com essa nova tecnologia e somente ter acesso ao comando do farol alto, pois o baixo é acionado automaticamente por fotocélula existente na moto.

Até aqui está tudo certo e bem lógico, mas alguém já parou para pensar se essas novas luzes são tão visíveis quanto os faróis baixos ou altos ligados em uma moto?

Reparem nas fotos abaixo. Você verá uma K1600 GTL de um amigo meu andando apenas com as luzes automáticas de led, parecendo os olhos de uma coruja, ligadas. A mesma moto, agora com o farol alto ligado, é a terceira moto na sequencia de três motos, na foto seguinte. Em qual situação essa moto está mais visível? Será que um automóvel verá a moto ligada apenas com o farol de led com a mesma antecedência em relação a esta mesma moto com o farol alto ligado? Tenho certeza que não!
Recentemente, um amigo meu se acidentou com uma K1600 GTL, em Boiçucanga – SP, pois um Fiesta, fazendo a conversão na pista, não viu a aproximação dessa moto que estava apenas com os faróis automáticos diurnos de led ligados. O Marques teve pequenas escoriações e a moto foi perda total com o impacto na coluna lateral do carro.

Sendo assim, aqui vai o alerta, procure sempre andar com o farol baixo ou alto ligado. Acredite, somente o farol diurno de led não é suficiente para deixar a sua moto bem visível e aumentar o seu nível de segurança!

Fonte: Texto pelo motociclista Luiz Azevedo para http://www.rockriders.com.br/



Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário