quinta-feira, 27 de junho de 2013

#Viagem:Clima no Peru e quando ir.

O clima no Peru tem, basicamente, duas estações principais: a seca (Inverno), de Abril a Outubro; e a úmida (Verão), de Novembro a Março. Mas, para confundir, apresenta 3 zonas geográficas bem distintas: a zona de costa, a Oeste; a selva amazônica, a Este; e as montanhas dos Andes, no centro, quase que dividindo o país a meio. Além da estação do ano, o clima, bem como os próprios hábitos e estilos de vida, variam bastante conforme a região.
A costa peruana é banhada pelo oceano Pacífico e a sua paisagem é, maioritariamente, árida e seca. Durante os meses de Inverno (Abr-Out) é normal estar um bocado frio e, quase sempre, uma fina camada de névoa a que os peruanos chamam “garua”, que, na minha opinião, não incomoda assim tanto nos vários dias fantásticos de “sol de inverno”. Durante o Verão (Nov-Mar), o tempo é mais quente e úmido (sendo que na costa chove sempre muito pouco) e, como não há “garua”, o sol brilha com mais força, chegando-se facilmente aos 30º graus e mais. Esta é a época em que os peruanos costumam fazer praia. Na zona Norte, já perto da fronteira com o Equador (Tumbes, Mancora, etc), o clima não sofre o efeito da corrente fria de Humboldt, pelo que é bom para fazer praia o ano inteiro e a temperatura da água do mar é quente, ao contrário do que acontece no resto da costa. O Peru não é um destino de praia por excelência e, fora desta zona Norte mais “tropical”, as paisagens costeiras podem até ser demasiado áridas e um pouco desoladoras… com a sua própria beleza nostálgica, é certo, mas nem toda a gente gosta (eu gosto!).

Na região da selva amazônica o clima é tipicamente de floresta tropical, úmido e com chuva abundante. A melhor altura para visitar esta zona é durante a temporada seca (Abr-Out), quando os rios diminuem o seu caudal e as estradas estão facilmente transitáveis. Durante a temporada úmida (Nov-Mar), caem sempre grandes chuvadas, pelo menos uma vez por dia, e alguns acessos podem ficar deteriorados. Ainda assim, estas chuvadas duram apenas algumas horas e depois o sol aparece. É procurar abrigo e esperar que passe, idealmente à conversa com os locais!

As zonas altas da cordilheira dos Andes, onde se encontram as principais atrações turísticas do Peru (Cusco, Machu Picchu, Lago Titicaca, etc) também obedecem às mesmas temporadas seca a úmida. A melhor altura para visitar e para fazer o famoso Inca Trail, e outras atividades de trekking e montanhismo, é durante a temporada seca (Abr-Out), sendo que os meses mais concorridos são Jun-Ago, durante o período de férias na Europa e América do Norte. As amplitudes térmicas são grandes e é comum estarem 20º-25º graus durante o dia e, pela madrugada dentro, cair para temperaturas próximas de zero ou negativas. Durante os meses úmidos também é possível visitar esta zona, mas a experiência pode não ser tão agradável, com estradas e trilhos enlameados, etc.

Por último, convém referir que o Peru está sujeito ao fenômeno El Niño, que ocorre, em média, de 7 em 7 anos. Este fenômeno caracteriza-se por uma alteração súbita e em grande escala das correntes oceânicas e níveis da água do mar, bem como por uma alteração dramática dos padrões climáticos mundiais, e traz, quase sempre, tempestades de chuva e vento e grandes inundações.

Pare ver o tempo atual no Peru,  clicar em: Tempo no Peru.




Fonte: http://www.tempodeviajar.com/


Adoramos nossa viagem ao Peru em janeiro de 2013. Certamente voltaremos para conhecer outras regiões desse país maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário