quinta-feira, 6 de junho de 2013

#Dicas: Como escolher os melhores pneus para a sua moto.

Os pneus são um dos acessórios mais importantes na caracterização de uma moto. Eles são os responsáveis principais pelo contacto da moto com o solo. Dessa forma, saiba o que é necessário para escolher corretamente os melhores pneus para a sua moto, só assim conseguirá ter uma maior segurança na estrada e uma maior eficácia na sua condução. Para a escolha dos melhores pneus para a moto deve considerar os aspetos seguintes:
O tipo de condução
Para escolher os melhores pneus para a sua moto deve verificar qual o tipo de condução praticado: se é uma daquelas pessoas que gosta mais de viagens aventura ou de acelerar, pode optar por uns pneus mais rígidos; se prefere curvar e precisa que a moto obedeça imediatamente aos seus comandos, os pneus macios são os mais adequados e os mais eficazes.
O tipo de moto
A escolha dos melhores pneus para a sua moto está intimamente relacionada com a moto que possui. Existem vários tipos de motos, assim como vários tipos de pneus. Cada pneu foi testado e desenhado para um tipo de moto em particular. Por exemplo, se tem uma moto todo o terreno, os pneus todo o terreno são os mais apropriados para serem utilizados nessa mesma moto, pois são os que garantem os melhores resultados e uma melhor performance da moto. Em todo o caso, se tiver algum tipo de dúvida, pode esclarecê-la no manual do fabricante, que indica ao motociclista o pneu apropriado para a moto que tem em mãos.
A superfície onde vai conduzir
Um dos aspetos mais importantes que o motociclista deve considerar é a superfície onde vai conduzir. Assim como uma moto que é desenhada para um determinado tipo de terreno, os pneus também o são, caso contrário o motociclista não retirará o melhor desempenho da sua moto e dos seus pneus.
As especificações técnicas de um pneu
É importante verificar as especificações técnicas de um pneu para saber se estão de acordo com o livrete de condução, com o tipo de moto que possui, com o tipo de terreno e com a forma de utilização. Neste capítulo é importante conhecer e interpretar o que os números que se encontram presentes na lateral de um pneu querem dizer.
A interpretação dos números que se encontram na lateral de um pneu
Na parte lateral do pneu de uma moto estão descritos os códigos principais que ajudam o motociclista a identificar se o pneu que vai adquirir é o ideal para a sua moto. Ao saber interpretar o que as inscrições dos pneus querem dizer, o motociclista está a zelar pelo seu bem-estar e pela segurança da sua moto.
As condições climatéricas
O estado meteorológico é um fator que condiciona a escolha de um pneu para uma moto. Um motociclista deve ter em atenção as características meteorológicas que se fazem sentir na sua cidade ou região. Existem pneus projetados para tempo seco, que garantem o melhor rendimento da moto com bom tempo e outros que foram desenhados para tempo molhado e que garantem uma maior eficácia quando as condições climatéricas são desfavoráveis.
Compare os pneus
Cada fabricante oferece um determinado tipo de pneu que vai de encontro às necessidades mais particulares. Diferentes pneus e diferentes marcas têm características diferentes, existem os que têm as paredes mais duras e um ângulo maior de perfil e os que têm paredes macias com um perfil mais arredondado. Ao encontrar os pneus desejados, compare-os entre os mais diversos fabricantes de forma a encontrar aqueles que vão ao encontro das suas necessidades e lhe permitem poupar algum dinheiro.
Utilize sempre as medidas originais
No caso de estar a substituir os pneus da sua moto, não compre pneus mais largos com o intuito de melhorar o visual da sua moto, pois isso acabará por ser prejudicial não só para a sua moto, mas também para a sua carteira. Os pneus com perfil mais alto ou mais largo do que o que está definido e regulamentado, isto é, fora das especificações originais, desgastam prematuramente a banda de rodagem de um pneu e conduzem à quebra dos seus componentes principais, o que se traduz num mau investimento.
Os tipos de pneus disponíveis
Nem todos os pneus são os mais adequados para uma moto. Existem vários tipos de pneus, desde os de desporto, aos de estrada, até aos de competição. A escolha dos pneus mais adequados para uma moto obedece sempre ao tipo de condução de um motociclista. De uma forma geral, a média de vida de um pneu está na ordem dos 15.000 km. No entanto, alguns fatores como o tipo do desenho, tipo de pista, condições atmosféricas, características da motorizada e estilo de condução podem aumentar ou diminuir a vida útil dos pneus.
Dos pneus existentes para uma moto, destacam-se os modelos seguintes:
Os pneus de competição
Os pneus de competição são conhecidos como os pneus de pista ou pneus “race” e a sua utilização destina-se a uma utilização em circuito. São conhecidos como os pneus lisos, utilizados nas mais diversas competições mundiais. Estes pneus são feitos com borrachas muito macias e funcionam a temperaturas muito elevadas, o que garante ao condutor uma maior adaptação às circunstâncias de uma prova, nomeadamente uma aceleração forte ou uma travagem brusca.
A borracha do pneu de competição oferece diversos graus de maciez, ela pode ser rígida (hard), intermédia (medium) ou macia (soft) e o seu tempo de vida útil é muito curto.
É também de realçar que, dentro dos pneus de competição, existem pneus de chuva e pneus secos que se adaptam às condições climatéricas que afetam uma determinada prova. Assim, todos os motociclistas competem em condições iguais. Os pneus de competição geralmente não são homologados para uma utilização em estrada. 
Os pneus de desporto
Os pneus de desporto são pneus de borracha macia e destinam-se principalmente para uma utilização desportiva e/ou em circuito. Apresentam poucos desenhos de piso e atingem temperaturas muito elevadas (menos elevadas que os pneus de competição). A vida útil destes pneus é curta e a sua utilização debaixo de chuva deve ser muito cuidadosa, uma vez que não são muito eficazes em piso molhado.
Os pneus de desporto/touring
Estes pneus são pneus de borracha intermédia, isto é, são pneus em que a borracha não é macia, mas também não é rígida. Apresentam um maior número de desenhos na superfície, uma temperatura de funcionamento mais baixa que a que é atingida nos pneus de desporto e proporcionam uma excelente aderência ao piso. Estes são os pneus modelo para dar as suas voltinhas ao fim de semana, pois adaptam-se perfeitamente aos diversos tipos de terrenos.
Os pneus touring
Os pneus touring são conhecidos como os pneus de estrada e destinam-se a todos os motociclistas que, por exemplo, fazem da motorizada o seu meio de transporte habitual. São pneus de borracha rígida, apresentam uma temperatura de baixo funcionamento e o tempo de vida útil é superior ao dos pneus de desporto. Estes pneus são recomendados para todo o tipo de trajetos e os seus desenhos possibilitam um andamento mais seguro em pisos molhados. Por exemplo, se é uma daquelas pessoas que gosta de fazer uma viagem aventura de moto , estes são os pneus ideais para equipar a sua moto.
Os pneus mistos ou trail
Os pneus mistos ou trail são aqueles que são utilizados em motos que tanto circulam em terra como no asfalto. São pneus que apresentam desenhos mais largos na superfície, de forma a ter a máxima tração nos mais diversos terrenos, como na lama ou na areia. Estes pneus têm borrachas rígidas, apresentam uma temperatura de funcionamento baixa e oferecem uma boa aderência a todo o tipo de piso.
Os pneus todo o terreno (TT)
Um pneu todo o terreno (TT) é aquele que tem grandes sulcos na sua superfície e é o ideal para ser utilizado em pistas de terra, ou nas provas de motocross. São pneus de borracha rígida, apresentam uma temperatura de baixo funcionamento e são os ideais para serem utilizados em terrenos secos e em superfícies acidentadas, pois proporcionam uma excelente aderência ao piso. Para todos os amantes do desporto de duas rodas e da competição em geral, os pneus TT são os que mais garantias oferecem.
O tipo de moto em questão é uma das principais condições para a escolha correta dos pneus. Conheça as características da sua moto e saiba escolher os pneus que melhor se adequam a ela, só assim conseguirá obter um bom rendimento da sua moto e da sua performance na estrada. 

Escolheu o pneu certo para a sua moto?
Então simbora pegar uma estrada!



Fonte: http://motoclube.com/artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário