sexta-feira, 18 de maio de 2012

#Dicas:Pneus.

Para que o pneu fique aderente ao solo, é necessário manter a calibragem bem ajustada. Essa é uma condição importante para que o motociclista tenha toda segurança durante a pilotagem. E, ao carregar alguém na garupa, é preciso aumentar a pressão do pneu traseiro. Normalmente, o pneu dianteiro deve usar em torno de quatro libras a menos, pois o volume cúbico é menor quando comparado ao que vai na traseira. Lembre-se que a calibragem é variável e segue as medidas do pneu, que são divulgadas tanto pelo fabricante da moto quanto pelo fornecedor do pneu, e o correto é que essas orientações sejam seguidas.

A durabilidade dos pneus, geralmente, é em torno de 10 a 12 mil quilômetros. Mas essa durabilidade pode variar de acordo com a marca do pneu e do uso. Portanto é importante ficar atento ao friso na faixa central. Se perceber desgaste, faça a substituição. O melhor é manter a versão original de fábrica, principalmente se os pneus forem do tipo mais macio, que contam com melhor aderência ao solo, e isso se converte em segurança no dia a dia do motociclista. É claro que o condutor pode optar por uma versão de composto mais duro, que vai durar mais, porém são menos eficazes para aqueles pilotos que pretendem andar mais forte, utilizando toda a capacidade do pneu. Independente da opção, mais macio ou mais duro, após a troca, lembre-se de que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia. Nesses primeiros dias de utilização, evite forçar as acelerações nas primeiras voltas, principalmente nas curvas, para evitar quedas e acidentes. Um detalhe importante, que deve ser observado antes de efetuar a troca, mas que poucos motociclistas se lembram de checar é o seguinte: ao escolher um local para esse serviço, confira se a máquina de montagem é mesmo para motocicletas. Esse cuidado é essencial principalmente para as rodas raiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário