segunda-feira, 7 de maio de 2012

#Notícias: Barulho de moto pode causar surdez.


Você já tinha parado para pensar nesse assunto?
Ruídos acima de 85 decibéis prejudicam a audição,são acumulativos e irreparáveis


A cada dia mais motocicletas tomam conta das grandes cidades brasileiras. Sinônimos de economia e agilidade, a locomoção sobre duas rodas tem se popularizado entre pessoas que preferem abrir mão do conforto dos automóveis.

Por outro lado, os riscos de acidentes com motos são maiores, igualmente a gravidade destas ocorrências. Entretanto, não são apenas os problemas visíveis que preocupam. Segundo Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação dos EUA, uma moto é capaz de emitir sons de até 95 dB (decibéis), o que pode causar perdas auditivas.

A pesquisa informa também que ruídos acima de 85 dB já são suficientes para gerar perdas irreparáveis na parte interna do ouvido. O pior de tudo é que as perdas são cumulativas e quanto mais a pessoa fica exposta ao barulho excessivo, maiores são as chances dos problemas auditivos piorarem.

Para evitar a chamada "Perda Auditiva induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados" (ou PAINPSE) é preciso se prevenir. Evitar as alterações nos escapamentos e não utilizar aparelhos de MP3 durante as conduções são precauções essenciais. Outra forma de evitar problemas na audição é utilizando protetores auriculares.

Fonte: Ícaro Bedani | 25/4/2012 18:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário