terça-feira, 18 de junho de 2013

#Dicas: Amaciando o motor da moto.

Se você tam,bém acha que a melhor maneira de amaciar o motor da sua moto é "no pau", leia as dicas abaixo.

Os extremos, via de regra, são desaconselháveis. É absolutamente seguro afirmar que fazer um amaciamento "no pau" é danoso para um melhor desempenho do motor ao longo de sua vida útil. Esta afirmação é mais uma das tantas e tantas "lendas urbanas" com as quais nos deparamos diariamente.

Por outro lado, "amaciar" o motor não exige fazer com que ele funcione em seus primeiros quilômetros de forma "presa", com medo de prejudicá-lo.

Para elucidar melhor esta questão, vamos esclarecer que "amaciar" um motor consiste, na verdade, em gerar um desgaste apropriado das partes móveis internas do motor a fim de que elas fiquem adequadamente "amoldadas" em suas superfícies de contato. É fazer com que estas peças se ajustem umas às outras de forma mais apropriada. Afinal de contas, ao terminar a montagem de um motor, suas partes internas estão "postas juntas", mas não totalmente "encaixadas" umas com as outras.

Então, sim, é recomendável que os primeiros quilômetros de utilização da moto sejam um pouco mais moderados.

Para fazer um bom amaciamento do seu motor, seguem algumas dicas básicas e bem simples.

- Não faça o seu motor esquentar demais parado. Como a sua moto tem sistema de injeção eletrônica, deixe por conta dela regular a mistura ar/combustível e saia andando, pois ao mesmo tempo que o motor irá esquentar naturalmente, irá pegar ventilação;

- Não faça com que a moto trabalhe em rotações acima de 5000 rpm por muito tempo antes dos 500 quilômetros rodados. Veja bem, isto não significa que ela não possa ser usada acima dos 5000 rpm, mas apenas que este uso não perdure por muito tempo. Ao rodar mais quilômetros, você perceberá que o motor gradualmente ficará mais "solto" e você também poderá imprimir regimes de maior rotação sem preocupações;

- Atente bem às recomendações do fabricante quanto às primeiras trocas de óleo. Estas primeiras trocas são importantíssimas para o destino do seu motor;

- No período de amaciamente, mas até mesmo depois, procure evitar andar sempre num mesmo ritmo, mesmo que este seja devagar. Um bom regime de trabalho é aquele que pressupõe variações de giro para o motor, ora mais baixo, ora mais alto, em alternância ponderada.

É só isso, sem maiores mistérios.

Bom proveito!

Fonte: Gisele Flores & Jaime Nazário
www.sobremotos.com.br


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