terça-feira, 16 de outubro de 2012

#MISCELÂNEA: lha de Man – A corrida de moto mais insana do planeta.

Para quem gosta de velocidade e adrenalina a Ilha de Man é considerada o santuário dos pilotos mais audaciosos.

Localizada entre a Irlanda e o Reino Unido, a pequena ilha de 572 km², torna-se palco de corajosos pilotos que desafiam a si mesmo e a própria sorte.
A TT -Tourist Trophy- é o evento de motovelocidade mais antigo e prestigiado do mundo, que desde 1907 ocorre na ilha entre os meses de maio e junho. O circuito tem 60km de vias sem limite de velocidade, cruzando montanhas e vilarejos por suas curvas sinuosas... eis o motivo da atração do local!


O evento atrai milhões de turistas e muitos competidores. No circuito os pilotos passam a centímetros de distância de muros de pedras, casas, caixas de correio e dos espectadores, em uma velocidade média de 210km/h. Aliás esses moradores da ilha “nada sortudos” não deixam a desejar no quesito insanidade, expondo-se também aos riscos sentados em muretas, gramados e acostamentos.
Desde o início do evento que já dura um século, até os dias de hoje, morreram mais de 240 pilotos desafiando os perigos da ilha. Somente no ano passado em 2011, morreram 8 pilotos.
A Federação Internacional de Motociclismo já tentou banir a corrida do calendário de eventos, tentou até punir os pilotos oficiais que participassem das corridas, mas os anos foram se passando e nada se concretizou. Muitos ativistas assim como ex-pilotos, ainda brigam pelo término das provas. Discussões do tipo com as autoridades locais,  policiais, judiciais e departamentos de trânsito não conseguem intervir. Até quando a corrida vai existir, ainda é uma interrogação...
A grande maioria dos moradores apoiam o evento, apesar dos poucos que reclamam das pistas fechadas e lixo deixado pelos espectadores. Para os que apoiam, visam não só o fator econômico que movimenta a cidade mas também a questão da tradição, afinal já fazem isso a tanto tempo!
Para os pilotos é o reflexo de uma verdadeira paixão, o vício pela adrenalina, o prazer do desafio e da conquista que leva a contar com a sorte e claro que, uma pitada de insanidade explica tudo!
Mas e você leitor? Seria a favor do término de uma tradição de mais de 100 anos? Mediante ao perigo e a fatalidade ou o que importa mesmo é a paixão pelo esporte e cada um que assuma seus riscos e consequências?
Confiram mais um pouquinho da matéria através desse vídeo emocionante!



Fonte: http://www.encontrodemotos.com/ escrito por: Cris Rissanen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário