terça-feira, 8 de novembro de 2011

#Notícias: Como nasceram os motoclubes.


 Conheça um pouco da história dos motoclubes no Brasil.              

   

No Brasil a primeira associação, fundada em 1927, foi o Moto Club do Brasil sediado na Rua Ceará no estado do Rio de Janeiro.



   Alguns anos depois, mais precisamente em 1932, surgiu o Motoclub de Campos. E talvez, seja este o mais   antigo MC que se tem notícia no mundo.

   Lá fora, nesta época (década de trinta) surgiam moto clubes com tendência mais rígida e muitos   acontecimentos vieram a expor a imagem do motociclista ao ridículo, principalmente pela imprensa sensacionalista da época, que acusava os motociclistas de arruaceiros, desordeiros e outros superlativos.

   Mais tarde, algumas produções de Hollywood serviram para incentivar ´verdadeiros desordeiros´ a criarem motoclubes e formar gangues. Tal fato fez da Década de 50 a página negra na história do motociclismo. Mas isso está mudando, pena que ainda somos confundidos com ´arruaceiros´ que aparecem em encontros fazendo bagunça.

   Mais tarde, já na Década de 60, as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley, Roustabout e Steve McQueen (A Grande Fuga), uma série de filmes que chegou ao auge com ‘Easy Riders’.

  Finalmente inicia-se a mudança da imagem do motociclista com o início da sua fase romântica, que perdurou até o final da década de 70.

  Este período fixou o motociclista como ícone de liberdade e resistência ao ´sistema´.

  No Brasil, nessa época surgiu em São Paulo-SP o Zapata MC (1963) e já no final da década, no Rio de Janeiro, o Balaios MC (1969) grupo este que já seguia os novos padrões internacionais e o princípio de irmandade.


  A  partir da década de 70 viu-se a implantação de diversos motoclubes pelo mundo, a maioria já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade. 

   No Brasil a popularização iniciou-se na década de 90 quando da liberação da importação pelo governo do então presidente Collor.

  O maior MC brasileiro era OS ABUTRES que perderam o lugar para a irmandade BODES DO ASFALTO.

  Atualmente, o maior MC do mundo é HELLS ANGELS MC (EUA – 1948).

  Os MCs mais antigos são, no Brasil (talvez no mundo) o Moto Club do Brasil (1927) e nos EUA são as Motormaids M.C. (1940).

  Isso mesmo: um MC de mulheres segundo a AMA - USA.


Para ler mais clique no post e será direcionado ao texto na íntegra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário