terça-feira, 27 de novembro de 2012

#Miscelânea: Tipos de moto.


Existem vários tipos/estilos de moto, muitos estilos se confundem entre si, mas vamos tentar mostrar cada um. confira cada estilo:
Motociclos

Motos capazes de ultrapassar 50 Km/h, e que possuem cilindrada superior a 50cc.
——————————————————————————–
Ciclomotores



Motos capazes de chegar até 50 Km/h, e que possuem cilindrada inferior a 50cc.
——————————————————————————–

Motoneta, Lambreta, Scooter ou Vespa


São veículos motorizados de duas rodas, no qual o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, em vez de para os lados, como ocorre nas motocicletas. Não há necessidade de usar os pés para a troca de marchas, e normalmente são montadas com câmbio automático (CVT) por corrente dentada com polias variáveis.

——————————————————————————–

Motos Esportivas / Super Esportivas

As esportivas são motos com design futurista e mecânica de excelente desempenho. Os motores geralmente possuem mais de 600 cilindradas, o que permite maior aceleração, algumas alcançando velocidades superiores a 300 Km/h.
Em geral possuem discos de freio duplos, quadros fabricados em materiais leves, design esportivo, avanços com posição de pilotagem baixa, escapes com ruído esportivo, carenagem para reduzir a resistência com o ar e pneus largos visando uma boa área de contato com o solo.
——————————————————————————–
Motos Custom


As custom são motos estradeiras que não priorizam a velocidade, mas o conforto. A altura do banco é baixa, as pedaleiras são avançadas, de forma a proporcionar uma posição confortável para pilotagem. O piloto fica recostado para trás, com os pés para a frente.


A maioria das peças é cromada e brilhante, copiando o design das motos antigas. Geralmente possuem alforjes em couro, que são aquelas malas para levar a bagagem. São motos que apresentam desenho típico das motos americanas dos anos 50 e 60.
——————————————————————————–

Roadsters

Motos que aliam o visual e a posição de pilotagem das custom com o alto desempenho das esportivas.
——————————————————————————–

Motos chopper
São motos que derivam das custom com a diferença na posição do tanque, que é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. O garfo da frente tem um ângulo em relação ao motor, maior que nas custom e seu comprimento também é maior, deixando a distância entre eixos bem grande.

A maioria não tem amortecedor traseiro e normalmente possui motor Harley Davidson. Este estilo de moto tem a filosofia de retirar tudo o que não é necessário em uma moto. Geralmente não possuem banco para o garupa, alforges ou paralamas dianteiros. Seu visual é bastante dispojado e agressivo.
——————————————————————————–

Dual Purpose
São motos geralmente com cilindrada acima de 800cc com motorização forte, com estilo de pilotagem bem confortável, fica um estilo entre uma street, naked e off-road.
——————————————————————————–

Motos Naked / Street


As naked são motos que têm bom desempenho em relação ao motor, e conjunto mecânico. Permitem uma posição de pilotagem menos “deitado”, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, seu guidão é mais alto do que nas esportivas e não possuem carenagem.

São mais adequadas que as esportivas para andar entre os carros na cidade. O único inconveniente é a falta de proteção contra o vento. Existem no mercado bolhas e semi-caranegens para solucionar este problema, mas em sua maioria, pioram o visual da moto. è bem parecido ou se assemelha ao estilo street.
——————————————————————————–

Motos off-road

As motos off-road possuem diversas variantes: motocross/supercross, enduro, cross-country, raids e trail. Os pneus são específicos, geralmente para tração na terra e as rodas são maiores para transpor obstáculos com maior facilidade. A sua suspensão possui um curso total maior, sendo mais altas em relação ao solo, para absorver impactos e não os transmitir para o piloto.
O visual geralmente é despojado, com desenho rústico e/ou agressivo, sem acessórios que possam ser danificados quando a moto for utilizada em trilhas. Possuem também uma relação de marchas curta e rápidas acelerações, com motores de 125 a 600 cilindradas ou mais.
Outra variação desta categoria são as Motocross. Motos vendidas sem acessórios obrigatórios para a utilização em vias urbanas, como lanternas, espelhos e piscas.
——————————————————————————–
Motos Supermotard ou Motard
A supermotard é uma moto trail com ciclística esportiva, rodas/aros mais largos de 17/18 polegadas e pneus esportivos. Ganham maleabilidade incrivel e estabilidade.
Fonte: http://www.motoesporte.com.br/site/dicas/tipos-de-moto

Forte abraço e boas estradas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário