quarta-feira, 29 de maio de 2013

#Dicas: AQUAPLANAGEM: APRENDA COMO EVITÁ-LA.

Quatro atitudes positivas para você pilotar com segurança em solo molhado.
Sabe quando a motocicleta passa por cima de uma poça de água e, por alguns segundos, ela parece deslizar, sem que você consiga controlá-la? Esta perigosa experiência se chama aquaplanagem: é o momento em que a água se interpõe entre o asfalto e o pneu, fazendo com que seu veículo perca o contato com o solo.
Quando a motocicleta passa sobre a superfície molhada, forma-se uma espécie de onda à frente dos pneus. A banda de rodagem rompe essa onda, por sua compressão. O problema se dá quando a pressão do pneu é inferior à da água: sem conseguir empurrá-la, ele perde o contato com o solo.
4 dicas de ouro para evitar a aquaplanagem
1. Sempre confira a pressão dos pneus
Se os pneus estiverem 30% abaixo do recomendado pelo fabricante, a probabilidade de sofrer aquaplanagem aumenta significativamente.

2. Nunca ande com pneus gastos
Sem a profundidade do desenho de escultura, o pneu perde a capacidade de drenagem da água.
3. Diminua a velocidade antes da poça
Quanto maior a velocidade do veículo e mais profunda for a poça de água, maior a probabilidade de ocorrer aquaplanagem. Portanto a dica é pegar mais leve no acelerador, principalmente antes de entrar nas áreas com acúmulo de água.
4. Não acione o freio
Caso passe por cima da poça de água e sinta sua motocicleta perdendo o atrito com o chão, evite frear. Procure manter a calma e segure a direção com força, mantendo o controle sobre o veículo e deixando a motocicleta equilibrada.

Fique atento, para curtir o passeio numa boa!




Fonte: http://www.michelin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário