terça-feira, 21 de agosto de 2012

#Viagem:Parque Nacional do Iguaçu - Patrimônio Natural da Humanidade.


Mais um destino imperdível em nosso grande Brasil: Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Estado do Paraná a 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu.


Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, o Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.



O Parque nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.
O nome do Parque Nacional do Iguaçu é uma referencia ao Rio Iguaçu, que no idioma guarani significa água grande.Possui 185.262,5 mil hectares e abriga uma enorme biodiversidade.
Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.
Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas, responsabilidade ímpar para ações conjuntas entre brasileiros e argentinos nos esforços de preservação deste tão importante patrimônio mundial.
Para apreciar as cataratas do Iguaçu em toda sua magnitude, visite o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina.

Trilhas no Parque Nacional do Iguaçu
As trilhas proporcionam visão panorâmica dos saltos que compõem as Cataratas
O passeio pela trilha permite uma visão panorâmica de diferentes ângulos do conjunto de  quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu. No percurso, existem mirantes de contemplação que proporcionam um olhar mais próximo de alguns saltos. A trilha tem 1.200 metros de extensão, e devido aos degraus existentes a caminhada é considerada de dificuldade moderada.

No caminho, é possível observar algumas espécies de fauna e flora do parque. Ao final da trilha, os visitantes encontram o acesso à passarela da Garganta do Diabo, a mais deslumbrante das quedas, com aproximadamente 80 metros de altura.

A administração do parque está desenvolvendo um projeto de revitalização das trilhas, que prevê a implantação de uma nova infraestrutura que visa favorecer a contemplação, segurança e a acessibilidade do percurso.

Recomendamos

Beba muita água para hidratar-se;
Use sempre protetor solar;
Para evitar os insetos, use repelente com frequência;
Utilize capas de chuva. Nas Cataratas há constantemente uma leve garoa;
Use roupas e calçados apropriados para caminhada;
Todos esses artigos estão disponíveis nas lojas de lembranças do parque.
Organize sua visita, conheça as opções de passeios

No Centro de Visitantes, está disponível um balcão de informações turísticas. Informe-se de todos os passeios, podendo comprar seus ingressos antecipadamente.

Visite o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina

Para apreciar as Cataratas do Iguaçu em toda sua magnitude, visite o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina. O passeio é diferente e complementar. Vale a pena. Para cruzar a fronteira, é obrigatório ter um destes documentos em mãos: cédula de identidade, carteira de motorista, ou passaporte.

Atenção: respeite as normas do parque

Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas; não use atalhos.
Jogue o lixo nos locais adequados ou encontre uma forma de acondicioná-lo para trazê-lo de volta.
Não alimente os animais. Observe-os a distância.
Ande em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece.
Animais, plantas, rochas, frutos e sementes encontrados no local fazem parte do ambiente e nele devem permanecer.
Tire apenas fotografias; deixe somente leves pegadas; e leve para casa imagens na sua memória.
Tenha cuidado com os quatis quando estiver consumindo alimentos. Apesar de estarem habituados com a presença humana, eles podem atacar em busca de comida. Esses animais podem transmitir a raiva humana, doença infecciosa aguda e mortal, transmitida por meio da mordida, arranhões ou lambedura do animal contaminado com o vírus dela.


TRANSPORTE NO PARQUE NACIONAL
Ônibus proporcionam conforto aos passageiros e não agridem o meio ambiente



O transporte de visitantes no interior do parque é feito por modernos ônibus panorâmicos, que proporcionam uma ampla visão das belezas naturais do parque. Durante todo o trajeto, o visitante pode apreciar a natureza em suas formas mais exuberantes, tendo a possibilidade de ver, sentir e viver plenamente esse Patrimônio da Humanidade.

O sistema de transporte coletivo alia tecnologia, conforto e respeito ao meio ambiente. Ele permite transportar maior quantidade de turistas, com diminuição do tráfego de veículos, redução de emissão de poluentes e de atropelamento de animais.

A acessibilidade também é uma das características dos veículos, adaptados para facilitar o embarque e o desembarque de pessoas com alguma limitação física. Por meio dos equipamentos de áudio dos ônibus, durante o trajeto, são transmitidas informações sobre o parque, opções de passeios e serviços disponíveis aos visitantes.

A frota da empresa é composta de 13 ônibus, sendo cinco articulados com capacidade para transportar 72 pessoas e oito double-decks, para 67 passageiros. Os ônibus possuem pintura temática exclusiva, representando algumas das espécies de animais mais conhecidos do parque.

Centro de Visitantes
A porta de entrada para o Parque Nacional do Iguaçu.



Porta de entrada para o Parque Nacional do Iguaçu, o  Centro de Visitantes é onde tudo começa. O espaço oferece informações sobre o atrativo, bilheteria, posto bancário, escritório de atendimento do ICMBio, venda de passeios opcionais, fraldário, telefones públicos, sanitários, cafeteria, loja de lembranças e exposição ambiental permanente. Para os guias e empresas de turismo, há uma sala exclusiva de atendimento. 

Após adquirir o ingresso nas bilheterias do parque, o turista deve dirigir-se à plataforma para o embarque nos ônibus para deslocamento de 10 km dentro do Parque em direção as Cataratas do Iguaçu. A partir deste momento é relaxar e curtir a natureza. É o início de um emocionante passeio no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Aproveite para registrar todos os momentos.

Informações

No local os visitantes podem tirar dúvidas e consultar o valor de passeios. O serviço é realizado por funcionários da empresa concessionária, que compartilham informações de todas as possibilidades de passeio no Parque Nacional do Iguaçu, com o apoio de panfletos e mapas.

Administração

A sede da Cataratas do Iguaçu S.A. e o escritório de atendimento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) estão localizados no Centro de Visitantes.

Sala de turismo

Um escritório especial para guias e empresas de turismo agiliza o atendimento de grupos e excursões. Os profissionais recebem orientações sobre bilhetes de entrada dos grupos de turistas, entre outras informações e recomendações.

Posto de atendimento bancário

Transações bancárias com comodidade. Visitantes e funcionários têm à disposição um ponto de atendimento do Banco Itaú. A unidade funciona das 10 horas às 15 horas e proporciona assistência comercial e operacional. O Centro de Visitantes também dispõe de caixa eletrônico da Rede 24 horas, do Banco do Brasil e do Itaú.

Mais do Centro de Visitantes

• Loja de lembrança

• Estacionamento


Loja de lembrança

Na loja de lembranças do Centro de Visitantes você encontra as melhores lembranças deste inesquecível passeio. Os produtos são personalizados com ícones representativos das belezas naturais do Parque Nacional do Iguaçu. Existe uma grande variedade de artigos para a sua escolha, como camisetas, bonecos de pelúcia, bonés, chapéus, chaveiros, esculturas, porta-retratos, artigos de papelaria, fotos, vídeos, entre outros produtos.

Adquira um suvenir oficial do Parque Nacional do Iguaçu e ajude a preservar a natureza, pois parte da renda é revertida para ações de proteção ao meio ambiente.

Estacionamento

Um lugar seguro e com excelente comodidade. O estacionamento possui 50 mil metros quadrados, com capacidade para 70 ônibus, 20 vans, 900 automóveis, 50 motocicletas e bicicletas.

O visitante deixa seu veículo em local seguro e utiliza o serviço exclusivo de transporte da concessionária no interior da unidade de conservação. O horário de funcionamento é das 7h30 às 19 horas e o pagamento deverá ser efetuado  no ato da compra dos ingressos.

Importante: obrigatóriamente, a taxa de estacionamento deverá ser paga na entrada do parque, no ato da compra do ingressos.

Valores dos Ingressos
Confira abaixo os valores de entrada no Parque Nacional do Iguaçu.
ENTRADA INTEGRAL Ingresso +Transporte +Fundo Iguaçu[5] =Total
ADULTOS(APARTIR DE 12 ANOS) 33,00 7,00 1,10 41,10
CRIANÇA (DE 2 A 11 ANOS) 0,00 7,00 - 7,00
MERCOSUL[1] Ingresso +Transporte +Fundo Iguaçu[5] =Total
ADULTOS (APARTIR DE 12 ANOS) 24,75 7,00 1,10 32,85
CRIANÇAS (DE 2 A 11 ANOS) 0,00 7,00 - 7,00
[1] Desconto de 25% sobre o valor do INGRESSO INTEGRAL (R$33,00), para as nacionalidades argentina, paraguaia e uruguaia, mediante a apresentação do documento de identidade com foto.

BRASILEIROS[2] Ingresso +Transporte +Fundo Iguaçu[5] =Total
ADULTOS(APARTIR DE 12 ANOS) 16,50 7,00 1,10 24,60
CRIANÇAS (DE 2 A 11 ANOS) 0,00 7,00 - 7,00
IDOSOS (A PARTIR DE 60 ANOS)[3] 0,00 7,00 - 7,00
[2]Desconto de 50% sobre o valor do INGRESSO INTEGRAL (R$33,00), mediante a apresentação do documento de identidade com foto.

[3] Isento de cobrança do ingresso, mediante a apresentação do documento de identidade com foto.

PASSE COMUNIDADE[4] Ingresso +Transporte +Fundo Iguaçu[5] =Total
ADULTOS(APARTIR DE 12 ANOS) 3,30 4,70 - 8,00
CRIANÇAS(DE 2 A 11 ANOS) 0,00 4,70 - 4,70
IDOSOS (A PARTIR DE 60 ANOS) 0,00 4,70 - 4,70

[4]Desconto de 90% sobre o valor do INGRESSO INTEGRAL (R$33,00), mediante comprovação de residência e cadastramento no guichê de atendimento do passe comunidade.
[4]Municípios beneficiados pelo passe comunidade: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.


ESTACIONAMENTO GERAL R$: 14,00
ESTACIONAMENTO MUNICÍPIOS DO ENTORNO R$: 7,00

Fundo Iguaçu[5]

Contribuição voluntária para o fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu - Fundo Iguaçu

Atendimento Diariamente das 9h às 17h

Mapa Turistico do Parque Nacional
Cataratas do Iguaçu Mapa do Parque



Lenda Das Cataratas

Conta-se que os índios Caigangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, um deus que tinha a forma de serpente e era filho de Tupã. Igobi, o cacique dessa tribo, tinha uma filha chamada Naipi, tão bonita que as águas do rio paravam quando a jovem nelas se mirava.

Devido à sua beleza, Naipi era consagrada ao deus M'Boy, passando a viver somente para o seu culto. Havia, porém, entre os Caigangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá que, ao ver Naipi, por ela se apaixonou.

No dia da festa de consagração da bela índia, enquanto o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá aproveitou e fugiu com a linda Naipi numa canoa rio abaixo, arrastada pela correnteza.

Quando M'Boy percebeu a fuga de Naipi e Tarobá, ficou furioso. Penetrou então as entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou a gigantesca catarata.

Envolvidos pelas águas, a canoa e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre. Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas.

Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas. 


Mais informações no site:  www.iguazuargentina.com

ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Fone: 55 (45) 3521 8383

E-mail: parnaiguacu@icmbio.gov.br


Fonte das informações: http://www.cataratasdoiguacu.com.br

Gostou da dica? Boas estradas!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário