terça-feira, 14 de agosto de 2012

#Miscelânea: Tipos de capacetes, escolha o seu!


O capacete é o mais indispensável item de segurança para os motociclistas. Isso ninguém discute. Mas tamanho e estilo ainda são assuntos que geram certa polêmica Mas como escolher o capacete certo? O capacete ideal é aquele que não tem nenhuma folga entre a cabeça e o casco. Para descobrir a medida certa, utilize uma fita métrica na altura da testa e veja o diâmetro da sua cabeça em centímetros. Essa será a medida exata ou aproximada do capacete certo para você.  Como a estética também faz parte do pacote, confira dez tipos capacete diferentes para cada tipo de utilização. Escolha um que combina com sua moto e se proteja com estilo.

Fechados:

Os capacetes fechados protegem toda a cabeça e não deixam nenhuma parte à mostra. Com uma viseira que pode ser trocada, esse tipo de equipamento é afixado ao pescoço por meio de tiras reguláveis com fechos, semelhante aos utilizados em mochilas. É o tipo de capacete mais comum visto nas ruas.


Racing:

Possuem poucas diferenças visíveis em relação aos capacetes fechados comuns. As mudanças ficam mesmo por conta do material utilizado na fabricação, como o kevlar – mesmo material utilizado nos coletes à prova de balas – entradas de ar que deixam o casco mais aerodinâmico. Outra característica é o fecho com duplo anel e tiras de tecido, que apresenta maior segurança em relação aos capacetes presos com fecho plástico. Indicado para se pilotar em pistas.


Modular:

Outra variação do capacete fechado, o modular, ou articulado, permite que a parte inferior do casco seja aberta junto com a viseira, deixando o rosto do piloto livre. É uma solução mais cômoda para que o motociclista possa falar, ou mesmo, tomar um pouco de ar, sem a necessidade de soltar as presilhas do queixo. Entretanto, não são indicados para pilotagens em alta velocidade por não oferecer uma proteção tão eficiente contra possíveis choques no queixo. Outro incômodo é que os capacetes modulares são, muitas vezes, um pouco barulhentos em função das diversas aberturas por onde passa o vento.


Off-Road:

Como o próprio nome diz, esse tipo de capacete fechado é utilizado em trilhas e competições de motocross. Nesse tipo de pilotagem, é comum o piloto estar sob o sol o tempo todo, por isso o casco precisa ser mais ventilado do que o fechado convencional. Daí a grande abertura na linha dos olhos, a ausência da viseira e a frente em forma de losango para proteger a boca, o queixo e o nariz. Outro item obrigatório com esse tipo de capacete são os óculos off-road bem presos ao rosto para proteger os olhos.


Off-Road com viseira:

Devido ao grande número de motos trail nos trechos urbanos, algumas fabricantes resolveram fazer uma junção entre os dois tipos de capacetes fechados mais comuns. O resultado é um capacete off-road com uma viseira de acrílico fechando o casco no lugar de um óculos de proteção. Ainda que inusitada, a mistura deu certo e criou um novo – e estiloso – tipo de equipamento.


Retrô:

No início, os motociclistas utilizavam um capacete aberto feito com várias camadas de couro e acompanhava óculos de proteção com lentes de vidro. Mais tarde esse tipo de capacete passou a ser adotado pelos aviadores e ficou conhecido por esse nome. O estilo, entretanto, ainda é bastante popular entre os motociclistas e muito usado até hoje.


Abertos:

Evolução direta dos capacetes antigos, os modelos abertos oferecem mais conforto e são bem mais arejados do que os totalmente fechados.  Normalmente, possuem uma viseira em acrílico que segue o comprimento do rosto e o protege da poeira. São indicados para pilotagens urbanas, uma vez que não oferecem proteção eficiente contra o vento de uma estrada, por exemplo.


Abertos Custom:

São uma variação do capacete aberto muito mais parecida com o estilo retrô. Protegem a parte superior e se estendem pela lateral para se prenderem em um protetor de queixo, ligado ao conjunto por tiras de tecido. Semelhantes aos capacetes utilizados pelos soldados, costumam ser utilizados pelos pilotos de motos custom acompanhados de óculos escuros.


Abertos coquinho:

Com design parecido com o custom, em uma primeira olhada, temos a impressão de estar vendo o mesmo capacete. A diferença nesse caso fica nas laterais, que são abertas e deixam as orelhas do piloto para fora do conjunto. Esse detalhe, mesmo sutil, garantiu a proibição desse modelo no país por oferecer pouca proteção ao piloto. Garante mais estilo do que proteção.


Jet:

Outra variação dos capacetes abertos, os Jets se diferenciam por ter uma viseira mais curta que protege apenas os olhos. Como não oferecem proteção integral ao rosto do piloto, são capacetes recomendados para serem utilizados em scooters de baixa cilindrada, em pouca velocidade. Em geral, são as opções de quem pilota scooters, CUBs e ciclomotores.



Fonte: http://motos.icarros.com.br


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