sexta-feira, 20 de abril de 2012

#POLÊMICA: Guard-Rails, Segurança para carros, morte para motociclistas.


Encontramos esse texto excelente na internet e devido a polêmica deste assunto, resolvemos compartilhar.
Destacamos alguns pontos. 


O QUE SÃO OS GUARD RAILS?
Na rede geral de rodovias os sistemas de proteção chamados de DEFENSAS METALICAS ou como popularmente conhecidos como  Guard-Rails, são fabricados em duas partes, a parte superior consiste de uma franja longitudinal de aço galvanizado, a segunda parte é um perfil de aço em forma de H, fixado ao solo, o qual mantém as franjas longitudinais unidas entre si.


Este sistema de proteção foi idealizado se pensando exclusivamente nos veículos com uma carroceria de quatro ou mais rodas, sendo eficaz para suportar o impacto direto ou indireto sob determinadas velocidades, com o objetivo de evitar que o veiculo saia da estrada de forma a evitar um sinistro de maiores conseqüências e ao mesmo tempo proteger o condutor e demais ocupantes no interior do veículo, minimizando o impacto do veículo, ou as avarias na carroceria produzidas pelo choque do veiculo contra o guard-rail.
Do ponto de vista Técnico, os guard-rails tem sido idealizados como um elemento necessário para a segurança passiva de nossas estradas, ajudando a prevenir que um veículo saia a toda velocidade caindo por um barranco, ou invada a pista contrária em uma autovia, no caso de se perder o controle do veículo de duas rodas como uma motocicleta ou bicicleta, onde a principal carroceria não é outra coisa do que o corpo humano, chocar contra estes tipos de proteção provoca conseqüências fatais ou danos para a saúde do corpo do condutor e/ou do acompanhante.

O QUE OCORRE NO CASO DE UM ACIDENTE DE MOTO CONTRA O GUARD RAIL?
Muitos dos acidentes de motos que ocorrem nas rodovias tem como resultado conseqüências fatais para o piloto e acompanhante, e a explicação é muito estarrecedora, ao se produzir uma queda na moto, o condutor e/ou o acompanhante são jogados para fora da moto pela força da inércia e centrífuga. Nos casos em que o corpo do acidentado se desliza pelo asfalto, a forca do atrito o parará sem maiores conseqüências alem da abrasão e possíveis machucados no corpo.

IMPORTANTE:
Sempre que o piloto e seu acompanhante utilizem das indumentárias de segurança para motociclistas, como capacete integral homologado, luvas, botas de couro, traje de couro ou cordura essa conseqüência é amenizada.

No entanto, quando em uma queda de moto existir uma barreira de proteção como são as defensas metálicas "guaird rails" ou postes de placas de sinalização, se o corpo do condutor e/ou do acompanhante se chocarem contra esta proteção ainda que o piloto ou acompanhante estejam devidamente paramentados, de pouco lhes serve.
O impacto violento contra o guard-rail faz com que o PERFIL EM H ATUE COMO SE FOSSE UMA GUILHOTINA OU CEIFADEIRA contra o seu corpo. As zonas mais afetadas geralmente são as extremidades do corpo como: braços, mãos, pernas, e cabeça, Sofrendo traumatismos ou politraumatismos que vão desde a ruptura dos ossos, a amputação de membros ou partes do corpo.
Estudos realizados demonstram que uma velocidade de 30 km/h é o suficiente para arrancar um membro ou partir a coluna vertebral. E o que é mais grave, estas barreiras de "segurança",provocam mais de 15% das mortes em acidentes de moto.

SOLUCOES ?
Na União Européia diversos países tem adotado já várias medidas para frear este tipo de acidente que tem como resultado muitas vitimas fatais entre os usuários com motocicleta . Para isso foram projetados vários tipos de proteções para cobrir os guard-rails. Entre elas as principais são barriletes de Poliespan que protegem as barras transversais ou perfis em H dos guard rails, que são as que atuam principalmente como o efeito guilhotina. Também existem outras proteções que vão desde a PROTECAO COMPLETA DA PARTE INFERIOR DO GUARD-RAIL OU "DOBLE BIONDA", consistindo de diversos materiais, como o poliuretano, madeira , plástico, etc.
Até agora, ESTE SISTEMA SE COLOCA COMO O MAIS EFETIVO DE TODOS, já que no caso de acidente o corpo do piloto ou do passageiro não pode penetrar na parte inferior do guard rail golpeando-se violentamente contra o perfil vertical em H, com as conseqüências tão graves anteriormente citadas.

SISTEMAS DE PROTECAO QUE SE EMPREGAM ATUALMENTE PARA PROTEGER OS
GUARD RAILS NAS ESTRADAS DA ESPANHA
A normativa dos guard rails data de uma Ordem Circular (a 221) do ano 1971, atualmente derrogada e modificada pela Ordem Circular 321/ 95 T e P de 1995. Esta última "recomenda" a substituição dos postes com secção em H ( perfil IPN) por outra de secçao em "C' com cantos arredondados.
A sublinhar o de "recomendação", já que esta medida só se leva a cabo nas infra-estruturas de novas construções, é dizer que nas tramas antigas não se substituem os pilares.
Em alguns quilômetros da rede estatal, se foram recobertos os perfis de aço em H (melhor chamados foices por serem agressivos) com um sistema de proteção tipo barrilete realizado em diferentes materiais como: polispan ou poliuretano.
Isto não será o suficiente, já que o polisespan é um material que se degrada facilmente com as inclemência do tempo, no caso do barrilete de poliuretano , como podemos ver na foto abaixo, o barrilete não cobre a totalidade do perfil em H IPN, deixando a descoberto grande parte do perfil em H.
Assim, a segurança para o piloto ou acompanhante fica muito comprometida em uma queda podendo atravessar o guard rail pela sua parte inferior e golpear-se com a parte do corpo ou qualquer extremidade da parte do perfil que ficou sem se cobrir.



Borbulhas de poliespan ou materiais plásticos fabricados em pvc que intentam proteger as barras transversais ou perfil em H, ainda que não ofereçam demasiada efetividade já que não evita que o piloto ou acompanhante se introduza por debaixo do guard rail.



Então, qual o modelo de guard rail ideal, para evitar acidentes com motociclistas? Na Europa alguns modelos estão em estudo, pelo menos por lá, as autoridades estão pensando em soluções.

SISTEMA SPM-BASIC: Espanha.








No Brasil, pelas pesquisas que fiz, não encontrei nada referente ao assunto. Ficamos então, pelo menos por enquanto, a mercê da nossa própria sorte. ABSURDO!

Confraria dos lobos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário