terça-feira, 17 de abril de 2012

# Notícia: Mudança na classificação da carteira de motociclista?


Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados sugere modificar a classificação da carteira demotociclista em três níveis, de acordo com a capacidade cúbica do motor da motocicleta. Pelo projeto, as subcategorias seriam três: “A1”, para motos de até 150 cm³; “A2”, para as até 400 cm³ e “A3”, para todas as motos, sem restrições.
A ideia do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), autor do PL 3240, é reduzir o número de acidentes envolvendo motos. Hoje a carteira de motociclista é identificada pela letra “A”, valendo para qualquer tipo de moto, independente do estilo ou potência.
"É inadmissível que um jovem de 18 anos, com apenas 20 horas-aula de prática de direção realizadas fora das vias de tráfego normal, possa conduzir uma motocicleta com motor de mil cilindradas", afirma o político.
Para embasar a proposta, o deputado cita dados do Ministério da Saúde segundo os quais os gastos com o atendimento de acidentados de motos e similares dobraram entre 2007 e 2010, alcançando R$ 180 milhões, com 150 mil internações.
O projeto de lei será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

E você, concorda? Discorda? Qual a sua opinião?

Fonte:http://www.moto.com.br/

2 comentários:

  1. Discordo. Acho q essa divisao nem sempre representa segurança. Exemplo: uma Ducati Monster 1100 tem 95 cavalos e é uma moto extremamente bruta. Muito torque em baixa. Já uma cbr600, tem mais potencia, mas é mais "nao mao". Quem se lembra da RD350? Uma moto que estaria enquadrada na categoria A2, mas que já matou mais que muita moto 1000.

    Resumindo: o que mata nao é a moto, mas a imprudência, na maioria das vezes.

    Acho que se o autor da lei acha que é um absurdo que um jovem de 18 anos ande com motos potentes, entao que limitem o uso acima de 400 cilindradas com 21 anos. E ao mesmo tempo tem que criar categorias para carros tb, pq um jovem de 18 anos pode matar e morrer se dirigir um Camaro com 410 cavalos.

    O que fazem no Brasil é o famoso "tirar o sofá da sala".

    ResponderExcluir
  2. Yamaha RD 350, também conhecida no Brasil como: "Viúva Negra".
    Acho que é por aí mesmo!

    ResponderExcluir