quinta-feira, 8 de setembro de 2011

#Viagem:Saudades do Atacama!

Voltamos, para lhes falar um pouco mais sobre o Magnífico Deserto do Atacama. Sim, lembramos já ter falado sobre esta viagem mística para vocês, o que acontece é que nossa saudade deste lugar mágico e fantástico, onde a vida se revela num verdadeiro milagre divino, aflorou, com a partida de de alguns amigos para lá. Hoje, devem estar saindo de Purmamarca a caminho de Susques, o dia deve estar lindo e colorido, enquanto aqui, chove sem parar. Mas, tudo bem, as férias estão chegando, rsrsrsr! Amigos, boa viagem!
Encontramos um texto na internet, que resume um pouco de tudo o que é o imponente Deserto do Atacama.



O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.
Assim, quando se evaporam, as nuvens húmidas descarregam o seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante longas épocas sem chuva. Isso torna-o de uma aridez incrível.


O Valle de la Luna é um paraíso natural, localizado neste deserto. Possui uma grande quantidade de iguanas de origem africana, trazidas pelos escravos na época em que os espanhóis os traziam para o Chile.
Localizado num vale de origem vulcânica, o local mais parece um vale lunar com uma rara beleza e um variado número de espécies animais e vegetais, se comparado com as restantes áreas do deserto.


As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é San Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude.
Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, fotógrafos, astrónomos, cientistas, pesquisadores e aventureiros.


Uma das maiores atracções deste deserto são os Geiseres de Tatio que se localizam no Valle de La Luna, a cerca de 4.320 metros de altitude. As grandes colunas de vapor saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançando a temperatura de 85°C e 10 metros de altura. Estes geiseres são formados quando os rios gelados subterrâneos entram em contacto com as rochas quentes.



A flora deste deserto é formada basicamente por árvores de pequeno porte, arbustos e cactos. Um terreno muito seco, pouco propício a brotar algumas plantas. A fauna é formada por animais pequenos como ratos, lagartos e cobras, também há presença de lamas, guanacos, flamingos e outros animais que com o tempo foram se adaptando ao clima.


O terreno da região é bastante diversificado tanto no aspecto de altitude como de formação, variando de altitudes quase ao nível do mar até 6893 metros, como no caso de Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo. Também se encontram áreas marcadas por erosão, dunas e montanhas. O solo é diversificado, mas é composto basicamente de sal e areia.  A região, apesar de ser seca e não apresentar um índice pluviométrico relevante, apresenta alguns lagos com água quase todo o ano, servindo de fonte de vida tanto para os habitantes da região quanto para os animais que lá habitam.

Com mais de 330 noites claras por ano e um dos céus mais limpos do planeta, o Deserto de Atacama é um paraíso para os astrónomos. A região foi primeiramente habitada pelos atacamenhos, povo da região juntamente com a civilização dos nativos aimaras, ambos deixaram um legado inestimável em termos arqueológicos, daí o seu nome deserto do Atacama. Tal riqueza é guardada em importantes museus, salientando-se o Museu de San Miguel de Azapa localizado no Vale de Azapadadeduer distante 12 km de Arica e o Museu Del Padre Le Paige, em San Pedro do Atacama. Há importantes manifestações de arte rupestre pré-colombianas na região, que é o berço de uma das maiores esculturas de figura humana feita na pré-história, o Gigante do Atacama. Nas entranhas do deserto também se podem descobrir ruínas intactas como as da aldeia de Tulor, que datam de 800 a.C., e as pukaras, fortalezas de defesa em Quitor e Lasana, além do centro administrativo Inca em Catarpe, Aricae Ásia.

Próximo da cidade de Antofagasta, a escultura de uma mão gigante, em fibra de vidro, é fruto do trabalho do artista chileno Mario Irrizábal. Esta escultura é conhecida no Chile como "A Mão do Deserto" e é um marco ao lado da estrada panamericana, que percorre o deserto do Atacama de norte a sul.

Gente, sabe o melhor de tudo isto? Nós estivemos lá e pudemos vislumbrar tudo com nossos próprios olhos. Sem falar nas peculiaridades já contadas aqui neste blog anteriormente sobre esta viagem. As fotos são nossas também.

Amigos Rô e Ivan, Amélia e Sérgio, boa viagem, que os anjos do asfalto continuem com vocês e que em seu retorno estejam repletos de histórias para nos contar.

E você? quando vai se permitir vivenciar isto tudo? Tenham certeza que esta viagem será inesquecível.
Maiores informações: http://www.confrariadoslobos.com.br/

Aquele abraço e boas estradas a todos!

Fonte texto:http://pedroferreira.web.officelive.com/MM/Atacama.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário