quarta-feira, 13 de julho de 2011

#Dicas: Derrapagem em Curvas!


Por Kent Kunitsugu

   Diz-se sempre que há, provavelmente, mais quedas de pilotos que perdem a
dianteira numa curva do que os que, exageram na tração e, saem de traseira.

   A razão é que uma moto é feita para funcionar melhor sob tração. O projeto inerente de seus chassi e suspensão dizem que tudo fica mais estável quando a potência é aplicada.

   Qualquer um que por engano deixou o câmbio em ´neutro´ no meio de uma curva lhe dirá como é difícil controlar a moto quando ela não está sob propulsão.

   É por isso que é comum reduzir o tempo sem tração, como aquele tempo existente entre frear e voltar a acelerar. 

A moto não está tão estável quando você freia forte, é por isso que exige muito da sua concentração quando você entra numa curva. Especialmente em trechos mais sinuosos, alguns pilotos frequentemente não abrem o acelerador até que alcancem a tangente, porque estão concentrados na estabilidade da moto até então.

   Na medida em que se aproxima de uma curva e você já executou a maior parte da frenagem (geralmente estando o mais na vertical possível), você começa a soltar o freio e se preparar para a entrada da curva.

   Como você deve equalizar a tração do pneu dianteiro entre as forças para a frenagem e as forças para fazer a curva (obviamente você não pode usar 100% do poder dos freios dianteiros quando estiver inclinado), você começa a soltar o freio gradualmente na medida que você aumenta seu ângulo de inclinação.  É neste ponto, que você solta completamente os freios e deve abrir o acelerador o mais breve possível.

   Você não necessita abrir o acelerador inteiro, abra apenas o bastante para tirar o motor da marcha lenta e retransmitir a potência à roda traseira. É necessário que seja feito com cuidado porque você estará em um ângulo muito deitado, e abrir demais o acelerador (ou se sua moto tiver uma resposta abrupta ao acelerador) pode conduzir a moto para uma área crítica da curva.

   Uma vez que você tem alguma potência aplicada ao pneu traseiro, você notará como será muito maior o controle que terá sobre a motocicleta. Porque desta forma terá o peso da moto transferido para a parte traseira, a direção de repente se torna mais leve, e você pode escolher uma linha de entrada na curva (e ficar nela) com muito menos esforço.

   A suspensão e a ciclística também ficaram muito mais estáveis, pois as bengalas e o pneu dianteiro não estão sendo exigidos para suportar o peso inteiro da combinação piloto/moto.

   Mas, qual o maior benefício de se começar a acelerar o mais cedo possível?
   Você pode começar a sair da curva o mais cedo, que obviamente adiciona velocidade para a entrada da reta seguinte.

   A velocidade adicional na curva é mais "momento" (física: produto da massa de um corpo pela velocidade de seu deslocamento) que você pode usar na curva posterior. Há um ditado entre os pilotos que diz : “use os freios o menos possível”.

   Use os freios forte e rapidamente, então solte-os o mais rápido possível de modo que você possa começar a
acelerar, este será o melhor ponto para o tempo de retorno.

   É importante notar que sempre que não estiver acelerando, o peso da sua moto
estará voltado para a dianteira. Além disso, se estiver deitado em um ângulo muito extremo (com área de contato com o solo pequena e inclinada), sobrecarregará o pneu dianteiro e certamente haverá conseqüências.

   Todos os pilotos lhe dirão que é muito mais fácil controlar uma saída de traseira do que uma saída de dianteira. Mesmo abrindo um pouco o acelerador é o suficiente tirar esse peso do pneu dianteiro, dando-lhe uma margem maior de tração e de segurança quando você mais necessitar.

   Um bom exemplo seria se você estivesse se recuperando de uma curva mal feita e aberta. Se você usar cada ângulo de inclinação para manter a moto no asfalto, suas possibilidades de não perder a dianteira são melhores se você abrir o acelerador tirando algum peso do pneu dianteiro sobrecarregado.

   O ditado “Na dúvida, acelere!” pode parecer uma atitude sem sentido, mas realmente tem algum mérito - de maneira controlada, é claro.





BOAS ESTRADAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário