quinta-feira, 28 de abril de 2011

#Viagem:Praia Grande - Cânion Itaimbézinho e Malacara!

Remexendo em fotos mais antigas, relembramos de um passeio muito especial que fizemos: Parque Nacional Aparados da Serra!

Como chegar:
Se você estiver em Florianópolis, a estrada é  BR-101, sentido sul. Praia Grande fica a 300 quilômetros de Florianópolis.

O que fazer
Em Praia Grande há condições para a prática de muitas atividades ao ar livre, como rapel, canyoning, caminhadas por trilhas e bóia-cross.
Quem prefere descansar ao invés de praticar atividades físicas poderá curtir o clima fresco do município em uma de suas pousadas.

Pontos turísticos
As principais atrações de Praia Grande são os cânions de Aparados da Serra e da Serra geral. Para quem quer praticar canyoning, estará provavelmente no melhor local do Brasil. Dentre os cânions da região destacam-se o Malacara e o Itaimbézinho.

O Cânion do Itaimbézinho é  um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega a 5.800 metros e sua largura máxima alcança os 2000 metros.
As paredes rochosas têm uma altura máxima de 720 metros e são cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. São formações rochosas de pelo menos 130 milhões de anos, que parecem ter sido \"aparadas\" de maneira minuciosa.
É uma trilha de médio a alto grau de dificuldade. Vai depender muito das condições físicas do visitante, de sua habilidade de caminhar sobre as pedras e da distância a ser percorrida. A duração do passeio é de 3 a 4 horas, incluída a volta e as paradas para observação.

O nome do cânion vem do Tupi-Guarani: Ita significa pedra e Aí`bé significa afiado
 
Horário de funcionamento: Aberto de quarta-feira à domingo das 09:00 às 16:00 horas


A Trilha do Canyon Malacara (entrada na fenda)

Esta trilha fica no interior do Canyon Malacara, Parque Nacional da Serra Geral. A trilha inicia próximo do Hotel Pedra Afiada, na localidade de Vila Rosa.



Totem - Hotel Pedra afiada!

O destaque principal é a vista das paredes do canyon e a observação de várias espécies da fauna como tucanos, sabiás, pica-paus, etc.





Malacara!


Observa-se também a transição da Mata Atlântica e da Mata Nebular. É uma trilha de médio a alto grau de dificuldade. Vai depender muito das condições físicas do visitante, de sua habilidade de caminhar sobre as pedras e da distância a ser percorrida. A duração do passeio é de 3 a 4 horas, incluída a volta e as paradas para observação.

Para maiores informações:
Centro de Informações Turísticas de Praia Grande
Fone: (48) 3532-1425
turismo@praiagrande.sc.gov.br
 




Nossa primeira parada foi na cidade de Praia Grande (SC),  onde pernoitamos. Chovia muito na chegada e os hotéis e pousadas estavam lotados. Andando pela cidade vimos a indicação de um hotel chamado Praia Grande, neste, havia vaga. Dona Alba nos recebeu muito bem, o hotel é simples, porém tudo muito limpo, foi um achado! Depois, entendemos que a chuva foi providencial, pois só desta forma  batendo um papo no hotel, viemos a saber da trilha do Rio do Boi. é um passeio que você faz  em meio ao cânion do Itaimbézinho ( por entre os paredões do cânion). Optamos em fazer a trilha do Itaimbézinho!



Chegada em Praia Grande!

E o tempo fechou!!!
Depois de um bom banho,  uma boa comida ( procure pelo restaurante do "Claudião" , fica na margem do RIO - fomos muito bem atendidos pela sua esposa) e uma boa noite de sono, estávamos prontos para fazer nossa caminhada!

 Esta trilha só pode ser feita com a presença de um guia. O nosso, foi o Álvaro (filho da D. Alba), muito atencioso. Para fazer o  passeio é preciso realizar a contratação de um guia, existem vários todos credenciados na prefeitura. A associação deles, fica na praça da cidade. Terminada esta etapa, seguimos até a sede do Ibama, local onde fica a trilha do Boi. Lá você recebe algumas orientações sobre os cuidados a tomar durante a trilha e dos seus deveres ecológicos durante a caminhada. A trilha leva em média de 4 a 5 horas para ser concluída (ida e volta).



Sede do Ibama

Visual em meio a trilha!



A trilha!!!

É preciso ficar atento, pois caminha-se sobre pedras do leito do rio a maior parte do percurso!


Em outros momentos, atravessamos por dentro do rio, para mudar o rumo da caminhada, o máximo que pegamos foi a altura da água um pouco acima do joelho! Dica: use um calçado bemmm confortável!


O visual é deslumbrante e em vários momentos você vai parar para fotografar ou filmar!

Água cristalina!
Fim da trilha!





Quando você chegamos ao final da caminhada e nos deparamos com aqueles paredões, sentimos o quão pequeninos somos diante da grandiosidade de Deus!

Este é um dos raros locais onde o homem ainda não conseguiu tocar, depredar e destruir!!! Vale a pena !!! Pra quem curte natureza, este é um bom lugar para conhecer!!!!

Fica aqui a  dica!



Hora de  seguir viagem, pegar a estrada até o Parque Nacional Aparados da Serra!!!! Simbora???

Nenhum comentário:

Postar um comentário