quarta-feira, 13 de maio de 2015

#viagem: San Gregrorio e o Vapor Amadeo.

Em nossa ida para Ushuaia em janeiro de 2015, passamos pela localidade de San Gergorio, as Margens do Estreito de Magalhães. Como é bacana viajar e poder ver ao vivo tantas coisas estudadas nas aulas de geografia, na época em que éramos apenas adolescentes e julgávamos ser desnecessário aquilo tudo, pois pensávamos jamais passar por estes lugares. Que bom que estávamos enganados e que nos tornamos adultos ávidos por percorrer o mundo e ver com nossos próprios olhos o que até então só tínhamos visto nas fotos dos velhos livros.
Voltemos a San Gregorio:  é uma comuna do Chile, localizada na Província da Terra do Fogo, Região de Magalhães e Antártica, fundada em 1870.





O centro histórico do que restou encontra-se em ambos os lados da estrada que leva a Monte Aymond.




Fundada em 1870, foi a primeira estadia de Tierra do Fuego Explotadora Society. Nestes campos, onde Monsieur Andrieu Marius conseguiu aclimatar um dos lotes de ovelhas trazidas das Malvinas.





Com 91 805 hectares, José Menéndez em 1884 arrendou a propriedade. Desde então começa o livre desenvolvimento da pecuária e das indústrias conexas. Gregory foi uma dos melhores e mais confortáveis estadias construídas  na Patagônia.


 





.
José Menéndez em 1892 adquiriu o navio Amadeo, que seria o primeiro movido a vapor na frota de cabotagem regional. Saiu de operação definitivamente  em 1932.

Amadeo foi encalhado na praia de San Gregorio, por vontade de seu proprietário Menéndez Behety, onde descansa nas margens das águas do Estreito de Magalhães.


                         




Dizem que os fantasmas dos funcionários da época andam por lá arrastando um aldeão velho,  a assombrar o lugar.



O lugarejo realmente lembra uma cidade fantasma e não deixa de ser de certa forma um pouco assustadora.

  

Encontramos repousando por lá também, a carcaça de uma outra embarcação:

        


.
Certamente vale a pena fazer uma parada por lá, para apreciar o lugar e bater algumas fotos, antes de seguir viagem.

Gostou desse post? Então que tal compartilhar!
Bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário