quarta-feira, 26 de outubro de 2011

#Dicas: A prova de Iron Butt.

Depois de definir o trajeto e antes de bolar suas táticas para a realização da prova do Iron Butt, não deixe de conferir as dicas dadas pelo Mazzo, baseadas nas suas próprias experiências ao realizar algumas provas. Veja o texto abaixo:


Para a certificação SS1000 (1.000 milhas ou 1.609 kms em 24 horas) que é a menor prova a ser feita, se não tiver imprevistos que possam atrasar o percurso, em geral é completada com aproximadamente 21 horas, respeitando os limites de velocidade. Na minha primeira certificação de 1000 milhas, tive o inconveniente de um pneu furado que atrasou bastante a viagem, chegando ao ponto de quase desistir, mas consegui vencer o percurso em exatas 24 horas. Então a recomendação é procurar não perder tempo, principalmente nos abastecimentos, que parecem não ser demorados, mas quando você vai fazer os cálculos, entre sair da rodovia, chegar até a bomba, abastecer, preencher a planilha, pagar e voltar até a rodovia na velocidade normal de cruzeiro, você acaba perdendo, no mínimo, uns 20 minutos, isso se todo o processo for bem rápido. É mais ou menos igual a um Pit Stop na Fórmula 1, onde o tempo da troca de pneu beira 6 segundos, mas o tempo total de parada nos boxes ultrapassa 30 segundos. Um pouco que você descanse, vá ao banheiro ou faça algum lanche, esse tempo já sobe para perto de 40 minutos. Considerando cada parada entre 150 a 200 kms rodados, você terá próximo a 10 paradas no total. Se cada parada você perder 30 minutos, terá um tempo total parado entre 4 a 5 horas, restando 19 ou 20 horas para você fazer os 1.700 kms. Caso você esteja programando uma certificação maior, como por exemplo a modalidade de SS2000k (2.000 kms em 24 horas), estas paradas devem ser ainda menores, qualquer imprevisto pode impactar no cumprimento do prazo. Na minha certificação do SS3000 (3.000 milhas ou 4.830 kms em 3 dias), parei para dormir somente após 2.844 kms percorridos. O tempo total parado para descanso foi de quase 7 horas, mas de sono mesmo não chegou a 5 horas. Então quanto menos tempo você perder nos abastecimentos, mais tempo terá para descansar. Procure não perder tempo no início da prova, pois qualquer tempo perdido, pode te faltar lá na frente se você tiver algum imprevisto, como uma estrada em reforma e bloqueada por algum tempo. Lembre-se muito disso quando tiver parado: NÃO PERCA TEMPO.
Siga o projeto
Conforme mencionado no início, o projeto é boa parte do sucesso, então procure programar tudo antes do início da prova. Busque todas as informações necessárias. Se precisar, telefone antes para os postos da Polícia Rodoviária e peça informações das estradas e postos de combustível, principalmente nos trechos que você irá passar a noite. Entre no site doDNIT para pegar informações atualizadas das rodovias federais. Depois do projeto fechado, siga o que está programado. Não queira ficar discutindo ou analisando o roteiro no meio da prova, a não ser que tenha surpresa com alguma rodovia interditada no meio do caminho. Se você não conseguiu informações suficientes sobre um determinado trecho, programe uma rota alternativa para desvio. Tenha em mente o roteiro principal, mas se você conseguir alguma informação mais atualizada sobre aquele trecho e realmente ele não for a melhor opção, você já tem o desvio programado. Tente pegar informações com os caminhoneiros que você encontrar nos postos mais próximos ao provável local de desvio e estiverem vindo em sentido contrário.
Procedimento nas paradas para abastecimento
Eu costumo abastecer logo na chegada do posto. Se estiver fazendo a prova com mais de um participante, procure estacionar as motos em bombas separadas, assim, se tiver mais de um frentista disponível, várias motos podem ser abastecida ao mesmo tempo. Caso não tenha bombas suficiente para todos os integrantes do bonde, lembre-se da regra para abastecimento em bonde, ou seja, parem as motos de forma diagonal na bomba, em ângulo de 45 graus. Desta maneira, pelo menos três motos podem ser abastecida em cada bomba sem a necessidade de locomovê-las, agilizando todo o procedimento. Se possível, e as motos tiverem mais ou menos o mesmo consumo, organize para um participante pagar os abastecimentos cada vez e pegar todos os cupons fiscais, isso reduz o tempo de cada um passar o seu cartão. Também é aconselhável levar uma parte em dinheiro, pois nem todos os postos aceitam cartão ou estão com a "maquininha" funcionando. Os comprovantes de débito/crédito NÃO VALEM como comprovante de abastecimento, somente o cupom fiscal.
Assim que parar sua moto na bomba, prepare para o abastecimento, abrindo a tampa do tanque e deixando pronta para o frentista. Pegue a planilha em branco e preencha com todas as informações necessárias em cada linha. Coloque o dia e horário de chegada, wayponit (se estiver com GPS marque um ponto para identificar o local), cidade-estado e odômetro da moto e do GPS. Se a parada foi para abastecimento, coloque a quantidade de litros de combustível, as informações do nome do posto e o motivo da parada (abastecimento, lanche, banho, etc.) e o horário da saída. Caso tenha parado em qualquer outro lugar, preencha também a planilha com as informações do local e o motivo da parada, neste caso só o campo da quantidade de combustível ficará em branco. Não esqueça de pegar o cupom fiscal, que deve ter um para cada abastecimento de cada integrante do bonde e conferir as informações de data e hora. Se estiver errada, coloque asinformações corretas no verso e peça para o caixa assinar e carimbar.
Sono
É lógico que você poderá sentir sono no meio do caminho, então descubra antecipadamente os horários que te dá mais sono e veja como fazer para despertar. Ande com segurança. Se precisar fazer paradas extras para "espantar" o sono, tomar um banho, molhar o rosto, beber um energético, faça, pois o risco de pilotar com sono é enorme. PILOTE SEMPRE COM SEGURANÇA E DENTRO DOS SEUS LIMITES
Prepare-se para abortar a prova
Esteja sempre preparado para abortar a prova a qualquer momento. Não vá além das suas possibilidades. É muito mais sábio abortar a prova e deixar para uma próxima oportunidade, tirando as experiências que você teve na prova anterior, do que forçar algo e se arrepender depois. Saia com o pensamento de que você NÃO VAI FAZER, que você está fazendo apenas um teste para depois realizar numa próxima oportunidade. Assim você não terá qualquer ressentimento de parar a qualquer momento da prova.
Mantenha uma boa velocidade
Tente manter uma velocidade boa e constante. Se você pilotar dentro dos limites de velocidade das rodovias no Brasil, que giram entre 80 e 120 kms / hora, você conseguirá uma média de 80 a 90 kms / hora, que é suficiente para cumprir as provas dentro do prazo requerido.
Evite os centros das cidades
Na programação do projeto já procure os desvios das grandes cidades e grandes centros. Não tem qualquer motivo para você passar dentro das cidades. Isso só fará você perder tempo com semáforos e trânsito intenso de veículos. Sem contar os motoristas das cidades que cruzam diariamente as rodovias e fazem muita barberagem. Então procure desvios que passem por fora das cidades para ganhar tempo. Nem que este desvio faça você rodar mais de 100 kms, afinal, se estiver no teu projeto, esta distância contará no teu percurso total. Inclusive para o posto da largada, escolha um na saída da cidade, preferencialmente na BR, onde você não pegue mais trânsito e já possa iniciar a prova sem paradas.
Pedágios
Pode até parecer desprezível, mas a soma de todos os tempos gastos para pagamento dos pedágios é muito relevante. Então prefira estradas que não sejam pedagiadas ou que motos não paguem pedágio. Mas, se tiver que pagar, e estiver fazendo a prova em um grupo com vários motociclistas, acertem os valores antecipadamente ou posteriormente para somente um parar na cabine e pagar a tarifa para todos, isso reduzirá bastante o tempo de parada. Se estiver chovendo, você perderá mais tempo ainda, pois terá que tirar a luva, abrir o bolso onde está o dinheiro, pagar o pedágio e colocar tudo novamente, sem contar que você deverá estar com capa de chuva e terá mais dificuldade para "achar" o dinheiro (seco) para o pagamento. Tente facilitar ao máximo o acesso ao dinheiro para os pagamentos.
Equipamentos e Vestuários
Jamais queira testar aquele seu capacete novo, bota nova, etc durante a prova de Iron Butt. Prefira sempre aquele vestuário antigo, que você já conhece e que seja confortável. Um capacete novo pode não ser muito bom ou você não se adaptar bem e acabar se incomodando na viagem. Já imaginou uma bota nova que você só descubra que ela aperta e faz calo depois de uns 1.000 kms rodados? Esta regra vale também para acessórios novos que você quiser colocar na moto. Deixe para instalar depois da prova ou instale e teste bem antes de iniciar o Iron Butt.
Clima
Nem preciso dizer que a chuva pode atrapalhar toda sua performance e baixar muito o rendimento, então escolha uma época do ano e região que chova menos. Geralmente os meses de julho a setembro na região central do Brasil tem poucas chuvas. Epoca inclusive de umidade baixa do ar. Se você conseguir conciliar com noites de lua-cheia, melhor ainda.
Peças de reposição
Aqui vale a velha Lei de Murphy. Se for para dar problema em alguma coisa, vai ser bem aquilo que você não está levando para reposição, então não adianta querer levar muita coisa, pois só vai carregar peso. A não ser que você, já conhecendo sua modo, saiba que ela está com um problema não resolvido e de fácil solução durante a prova, como por exemplo uma lâmpada que esteja queimando frequentemente, neste caso vale levar algumas de reposição. Eu costumo fazer uma boa revisão antes da prova e levar somente algumas chaves para o caso de algum acessório se soltar ou para pequenas emergências. Se você tiver um problema com a moto, tente resolver chamando o socorro do seguro (se tiver) ou de alguma outra forma, mas se for um problema sério, desista da prova e deixe para uma próxima oportunidade. Lembre-se: Esteja preparado para abortar !!!
Alimentação
Procure levar alguns alimentos leves, como barras de cereais e frutas para ir se alimentando nos pontos de parada durante os abastecimentos. Se você ficar na dependência dos alimentos que encontrará na estrada, como não tem tempo de ficar procurando e parando em vários lugares, pode ser obrigado a comer aqueles lanches oleosos e podem te fazer mal ou dar uma diarréia. Mesmo assim, aconselho fazer pelo menos uma refeição "quase" normal no dia. Digo "quase" porque não aconselho alimentos pesados que possam te dar sono no percurso, mas um prato-feito com legumes e carnes leves, preferencialmente cozidas.
Garupa
Não é aconselhável fazer qualquer uma das provas com garupa, pois vai ser bem mais cansativo para o piloto e principalmente para a garupa, que quase não se mexe durante toda a viagem e as paradas são muito curtas. Mesmo assim, se for opção compartilhar a prova com a garupa, esta também receberá um certificado de Garupa Iron Butt.
Alongamentos
Como qualquer outra viagem de moto, mesmo que não seja uma prova de Iron Butt, lembre-se de fazer os devidos alongamentos nas paradas. Apesar do tempo de parada ser curto, os alongamentos te ajudarão a relaxar e reduzir possíveis dores no corpo.


Fonte: www.mazzo.net.br


É isso aí galera, forte abraço e boa sorte!!!!

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