quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

#Viagem:Puerto Varas, Chile.

Travessia, saindo de Chiloé.
Começamos nosso retorno, indo na direção de Puerto Mont e Puerto Varas. Onde ficamos hospedados para fazermos a subida do Vulcão Osorno. Outra espetacular escalada, e, já que havíamos provado nossa capacidade física, de concentração, orientação, resistência ao frio, alpinística e outras mais em Pucón, subimos este de teleférico. rsrsrs.

Esqueci de comentar na ida para Chiloé, o valor do Transbordo no Canal Chacao  (entrada e saída de Chiloé) custou 6.500 Pesos Chilenos por travessia.

Passamos por Puerto Mont e seguimos para  Puerto Varas, onde ficamos sediados. Já havíamos visto fotos desta cidade, mas cá para nós, nada como ver com os nossos próprios olhos e tirar nossas próprias impressões.
Gostamos muito da pequena e charmosa cidade, situada a beira do lago Llanquihue. Colonizada por imigrantes alemães, repleta de belas construções no estilo enxailmel, típico desta colonização.
O lago Llanquihue é o segundo maior lago do Chile e Puerto Varas é um dos pontos de entrada para o Parque Nacional Vicente Perez Rosales. É lá que mora o vulcão Osorno, com mais de 2.600 metros de altitude, ainda ativo e é para lá que nós vamos.
Depois de andarmos pela cidade a procura de hospedagem, decidimos mais uma vez por ficarmos em cabanas, como estávamos em dois casais o custo cai bastante e ficamos melhor instalados. Recomendamos as Cabañas Roller (www.turismoroller.com), se preferir pode fazer contato por e-mail: turismoroller@hotmail.com ou ainda por telefone: (65) 232121-237611. Fica superbem localizado, você pode ir andando até o centro da cidade.

Os provadores de café!
Lobo e Márcio, disseram que este foi o melhor café que tomaram em todo o Chile, super recomendado. Esta cafeteria ambulante, fica estacionada em frente a praça central da cidade. É uma Romiseta (mini moto) toda equipada, possui uma máquina de café expresso e na tampa como você pode ver, fica o menú. Um show!!!
A cidade possui uma boa infraestrutura para receber seus visitantes e isto o povo Chileno sabe fazer muito bem! Puerto Varas conta também com um Cassino, excelente opção para que gosta de fazer uma "fézinha"!
Puerto Varas possui excelentes restaurantes, para todos os paladares e uma confeitaria no centro da cidade que é uma loucura! E por falar em restaurante, há um em especial que queremos recomendar, pelo excelente atendimento e pela saborosa cozinha. Chama-se Rodeo (rodeocatedral@arg.net.ar) lá, pela primeira vez em nossas viagens vimos em  restaurante  lugar próprio para pendurar capacetes, achamos incrível. Saboreamos um belo cordeiro assado, regado a vinho Chileno. A cidade destaca-se também pelas lindas roseiras espalhadas pela cidade e pela vista dos vulcões na outra margem do lago. Uma pena o vulcão Puyehue ainda estar jogando cinzas, o que prejudicou um pouco a vista. Nos dias em que permanecemos por lá sempre tinha uma névoa de cinzas no ar, principalmente no início e final do dia, com muita sorte, se o vento fosse favorável, conseguíamos ver um pouco melhor a outra margem do lago.

Nuvem de cinzas, encobrindo a vista do Vulcão.

Estilo Enxaimel.

Praia lotada!


Fomos ao centro da cidade, nos informar dos passeios para fazer e descobrimos que os que mais nos interessavam: Passeio Petrohue e Volcan Osorno, poderiam ser feitos de moto. Perfeito!!!

Primeiro destino Setor Ensenada, como é chamado, este caminho é belíssimo e te leva tanto ao Petrohue, como ao Volcan Osorno.
No caminho, não deixe de parar no Mirador de Ensenada, para tomar um delicioso café (o lugar é uma delícia), admirar a paisagem, as Lhamas  e carneiros tão bem cuidadas pelos proprietários. Aliás, eles são muito simpáticos e prestativos. Novos amigos conquistados por lá.

 

 





Depois de tomarmos nosso café, bater um bom papo, colar nossos adesivos e trocar informações, seguimos ao nosso Primeiro Destino: Saltos do Rio Petrohue. A paisagem do caminho é alucinante, fizemos várias paradas para fotografar. O dia estava lindo e a temperatura muito agradável.






Ingressamos no Parque Nacional Vicente Perez Rosales e começamos uma suave caminhada até chegar aos Saltos de Petrohue. Alí observamos a grande quantidade de água que desce do lago Todos los Santos por enormes massas de lavas cristalizadas. O Parque possui uma excelente infraestrutura e o valor do ingresso por pessoa é de 1.200 pesos chilenos. 





Do parque, você tem uma vista maravilhosa do Osorno. 



É um passeio maravilhoso, onde se caminha o tempo inteiro por trilhas arborizadas, de fácil acesso, podendo ser feito por pessoas de todas as faixas etárias.

A cor da água é um verde esmeralda fantástico, único e nunca antes visto por nós.
O Parque oferece também um passeio de barco, até bem próximo de uma das cascatas do lago. Não fomos, mas nos divertimos vendo o pessoal todo eufórico.




O Parque possui um grande estacionamento e o melhor: moto não paga.
Enquanto fazíamos nosso passeio as "meninas" ficaram devidamente acomodadas e seguras.
Próximo destino: Vulcão Osorno, que fica a aproximadamente 45 min de Puerto Varas.




Precisamos fazer aqui um parenteses, em uma das nossas paradas na subida para o Osorno, encontramos um grupo muito animado do Norte do Brasil. E aí já sabe né, onde Brasileiros se encontram é aquela festa. Uma das bravas senhoras subiu na Lika, gente, que farra!







Subida para o Osorno
Vista do Lago Llanquihue


 Chegamos ao centro de Esqui do Vulcão Osorno, elevado a 1200 metros de altitude. Lá você conta com um teleférico para subir os 1800 metros. Nesse dia porém, só estava disponível a subida até a primeira estação, devido a ventos fortes terem derrubado uma das torres de sustentação da segunda estação.
O local possui um restaurante, banheiros limpos, uma lojinha para comprar recuerdos e venda de ingressos para o teleférico. O valor por pessoa, nesse dia custou 6.000 pesos chilenos (só até a primeira estação). Nossos amigos Marli e Márcio, desta vez não nos acompanharam na subida, mas gentilmente registraram esse momento.


Subindooooo!

Vista do teleférico!


 No Osorno, ao Contrário do Vulcão Villa Rica (em Pucón), a infraestrutura para a subida do vulcão é bem organizada. Se não quiser utilizar o teleférico, você pode subir pelas várias trilhas feitas ao longo do vulcão, para admirar a paisagem. Pelo menos até chegar na parte da neve. O local oferece também um "passeio" de tirolesa, é alucinante, descer em meio ao vulcão!




Ao chegar na primeira estação, ficamos em média uma hora e meia, parados, contemplando o lugar e esperando que as nuvens nos permitissem ver o topo do vulcão e todo o seu esplendor!!!! 

No início o Osorno se mostrou meio tímido, mas depois, ao ver nossa insistência para reverenciá-lo, resolveu nos dar alguns minutos da visão perfeita das sua magnitude! Foi emocionante.





Nós, aos pés do Osorno.
Lika e o Osorno.

Curtimos muito nossa estadia em Puerto Varas, de fato, como alguns amigos nos recomendaram, vale a pena passar por lá.
Chegou novamente a hora de pegar a estrada e seguir viagem, agora, nosso destino é  a Argentina, mais precisamente Villa  La Angostura e Bariloche, expectativas mil.

3 comentários:

  1. Excelente relatos sobre os lugares. Fotos muito bem feitas. Espetaculares paisagens. Parabens pelo passeio. César Murilo Santana.

    ResponderExcluir
  2. César, obrigada pelo feedback, é muito importante para nós.Apareça sempre!Abraço Lobo e Edna.

    ResponderExcluir